Voltar para a tela anterior.

Reitor da UCS celebra 56 anos da instituição na tribuna caxiense

Gelson Rech compartilhou com vereadores e sociedade as realizações da Universidade de Caxias do Sul, que tem caráter comunitário e começou a funcionar em 10 de fevereiro de 1967


O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, comemorou com os parlamentares e os moradores caxienses e regionais, na plenária desta quinta-feira (16/02), os 56 anos da instituição. De caráter comunitário, a UCS começou a funcionar em 10 de fevereiro de 1967, e tem como missão promover a formação integral das pessoas, com foco no desenvolvimento da região em que está instalada. Ensino, pesquisa, inovação e extensão movem a universidade, conjugando ética e técnica, ao mesmo tempo, sublinhou Rech.

Em espaço de líderes, na tribuna do Legislativo, o reitor apresentou alguns números e intenções relacionados à história e à atuação da UCS. Ser a melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul consiste na visão da unidade, que é a maior das 14 com esse perfil localizadas no Estado.

De acordo com o docente, faz 30 anos que a UCS fortalece a regionalização, abrangendo 70 municípios, incluindo, mais recentemente, Torres, no Litoral Norte. Atende 23 mil alunos, com 855 funcionários e 753 professores. É mantida por uma fundação e oferece também diversos serviços, por meio, entre outros, do Hospital Universitário, da Clínica Odontológica, da gestão de UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e do Hospital de Bom Jesus, da Orquestra Sinfónica, da Editora Educs e da Vila Poliesportiva. Também dispõe de um Parque Tecnológico, além de outras iniciativas, como testagens, que fortalecem a pesquisa em sintonia com demandas da comunidade.

“Temos a coleta e o armazenamento de células-tronco. É a única instituição do RS que faz isso. Estamos organizando o laboratório de tratamento e aplicação de células-tronco e é uma coisa inédita.  As células-tronco são a quarta geração do tratamento, além dos medicamentosos e das cirurgias, e poderá resolver, por exemplo, as fendas palatinas, o céu da boca que algumas crianças e adultos não têm, e poderemos corrigir isso”, antecipa Rech.

O reitor informou, ainda, que existem projetos em desenvolvimento ou captação de recursos. Entre eles, a implantação de um centro de apoio a quem possui o transtorno do espectro autista (TEA) e a revitalização do zoológico.

“Com essas ações, mostramos o caráter comunitário da UCS, que está de braços abertos há 56 anos. Muitas pessoas têm carinho pela instituição. Por isso, quero saudar professores, profissionais, estudantes e famílias que depositaram confiança na formação da instituição. Quero valorizar as pessoas porque uma instituição não são seus prédios, mas suas pessoas. Pessoas marcam pessoas”, frisou Rech, cumprimentando também a Câmara de Vereadores pela abertura de espaço.

Por fim, o reitor destacou que a UCS figura entre as 1300 melhores universidades do mundo, sendo, no Brasil, a primeira em inovação e a oitava em pesquisa.

16/02/2023 - 10:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo