Voltar para a tela anterior.

Presidente Zé Dambrós participa de assinatura do Decreto que institui o Ano do Centenário de Honeyde Bertussi 

O parlamentar esteve entre as autoridades presentes no Centro de Cultura Henrique Ordovás 


O presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, participou na tarde desta quarta-feira (15/02), no Centro Municipal de Cultura Doutor Henrique Ordovás Filho, do ato de assinatura do Decreto que instituiu o Ano do Centenário de Honeyde Bertussi. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Adiló Didomenico/PSDB, do representante da Família Bertussi, o arquiteto Paulo Bertussi (filho de Honeyde), da Coordenadora Geral do Projeto, Rubia Frizzo, outras autoridades municipais e personalidades da música tradicionalista gaúcha de Caxias do Sul e região. Os vereadores Lucas Diel/PDT, líder de governo, e Marisol Santos/PSDB, também marcaram presença no evento.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Dambrós, o momento foi uma grande festa e de inúmeras recordações do legado deixado pela maior dupla de gaiteiros que o Brasil conheceu chamada “Os Irmãos Bertussi”. Para ele, falar do centenário de Honeyde Bertussi é marcar história de quem levou a nossa terra através da música para muitos rincões.

“Honeyde manifestou através da música as nossas belezas e vivências daquele homem do campo e o nosso gaúcho da Serra. Suas composições reforçam, na atualidade, o melhor da nossa música presente na lembrança de milhões de fãs”, completou Dambrós.

Ícone da cultura musical popular gaúcha, Honeyde Bertussi traduziu as belezas, as lidas campeiras, os campos, coxilhas e canhadas, e as vivências de sua terra natal em composições musicais marcadas por uma imensa originalidade difundida que foi, e continua sendo, recordadas no Rio Grande do Sul e Brasil.

Honeyde Bertussi, nasceu em 20 de fevereiro de 1923, no Rincão da Mulada, interior do Distrito de Criúva, então pertencente a São Francisco de Paula, hoje distrito de Caxias do Sul. Filho de Fioravante e Juvelina Bertuss, teve três irmãos, Valmor, Wilson e Adelar. Faleceu em 04 de janeiro de 1996, aos 72 anos. Iniciou sua carreira musical em 1942, quando adquiriu sua primeira gaita Todeschini em 04 de janeiro do mesmo ano.

15/02/2023 - 19:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo