Voltar para a tela anterior.

Fantinel defende turismo a menos privilegiados

O parlamentar ressaltou o potencial de Caxias do Sul para atrair turistas e gerar alternativas de lazer para os caxienses


Criar atrativos turísticos para a população menos privilegiada financeiramente é uma das ideias que o vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA defendeu na tribuna do Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15/02). O parlamentar disse que fez uma reflexão a partir de variadas manifestações a respeito do turismo e concordou que Caxias do Sul tem grande potencial nessa área, principalmente por conta de suas belezas naturais e da culinária. Entretanto, percebe que projetos em vigor ou em andamento, como o que envolve a revitalização da Estação Férrea e outros dois que ele classificou como milionários, não contemplariam a população em geral, mas somente quem faz parte de uma classe econômica mais abastada.

“Pergunto: qual público será atendido nesses empreendimentos? Na Estação Férrea, por exemplo, tudo é caríssimo, porque é para a classe elevada. No caso dos dois projetos milionários, uma pessoa que recebe R$ 3 mil não poderá entrar”, lamentou.

O patriota também mencionou as barreiras de acesso às barragens locais por causa da necessidade de segurança. Diante da atual realidade, Fantinel planeja encaminhar ao Executivo uma indicação propondo iniciativas que contemplem quem não dispõe de muitos recursos para custear seu lazer. “Muita coisa tem que mudar, mas não para o público de elite, e sim para a comunidade em geral. Por que Caxias do Sul não possui um parque temático?”, indaga, cobrando ações da prefeitura nesse sentido.

O vereador conta que aprecia muito as festas de colônia e ligadas à cultura italiana, porém avalia que esse modelo para quem reside na cidade já teria saturado. Conforme Fantinel, aos jovens, também estaria faltando espaços de entretenimento. Na sua ótica, se a juventude possuir condições de lazer, há menos probabilidade de cair no crime ou na drogadição. Por consequência, reduz gastos públicos no eixo social. “Todo mundo tem de ter seu espaço”, entende Fantinel.

Em concordância com o patriota, a vereadora Rose Frigeri/PT considerou a relevância da descentralização do turismo, com valorização dos roteiros existentes. Os parlamentares Rafael Bueno/PDT, Adriano Bressan/PTB e Wagner Petrini/PSB cumprimentaram Fantinel por sua explanação.  Petrini aproveitou para sugerir ao município a transformação da Lagoa do Rizzo num local com pedalinhos ou outras estruturas voltadas ao lazer.

15/02/2023 - 11:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo