Voltar para a tela anterior.

Obras no HG rendem pedido de informações

O plenário foi unânime em aprovar requerimento de Rafael Bueno/PDT, assinado também por outros 12 parlamentares, que desejam saber quando funcionarão novos leitos no Hospital Geral


O andamento nas obras do Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul motivou o protocolo de um pedido de informações à direção da unidade, que foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes na sessão ordinária desta terça-feira (14/02). Subscrevem o requerimento 7/2023 os legisladores Rafael Bueno/PDT (principal proponente), Adriano Bresan/PTB, Clóvis de Oliveira (Xuxa)/PTB, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo De Camillis/PSB, Juliano Valim Soares/PSD, Lucas Caregnato/PT, Maurício Scalco/NOVO, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.

Os autores decidiram formalizar a solicitação por se tratar de impactante obra da área de saúde de Caxias do Sul e da região dos últimos tempos. “Concluída com dinheiro público e doações de pessoas físicas e jurídicas, trará mais 118 leitos, divididos em 87 novas vagas de internação e 31 de UTIs (unidade de tratamento intensivo) e amenizando o calvário de quem precisa de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, esperam os vereadores. Diante disso, reivindicam transparência na alocação de valores direcionados à construção por entenderem que a comunidade precisa ser informada, já que também está contribuindo com recursos.

No requerimento 7/2023, constam 15 perguntas e, dependendo de como chegarem as respostas, se forem insuficientes, por exemplo, os vereadores Rafael e Valim cogitam encaminhar a situação ao Ministério Público ou mesmo tentar criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no âmbito da Câmara. A preocupação dos parlamentares é, principalmente, com a quantidade de pessoas aguardando leitos hospitalares e também na fila para procedimentos cirúrgicos. De acordo com Bueno, seriam 11 mil pessoas à espera de cirurgias e, conforme matérias divulgadas na imprensa, 44 esperando leitos de enfermaria.

“A gravidade da saúde das pessoas aumenta. Se tivessem os 118 novos leitos no HG, poderiam ser atendidas”, acredita o pedetista, que fez um resgate histórico de seus esforços e do empenho da Câmara, com frentes parlamentares e ajuda em campanhas para viabilizar verbas ao HG.

Valim cobrou um posicionamento do diretor do HG, Sandro Junqueira, pois, de acordo com o parlamentar, muitas vezes o profissional lhe escreveu solicitando auxílio na busca de emendas parlamentares. “É triste porque a gente não sabe onde foram parar os recursos dessas emendas”, afirmou Valim.  

A vereadora Rose Frigeri/PT trouxe relatos de familiares que estão há dias com pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), enquanto aguardam leitos hospitalares. Na opinião do petebista Adriano Bressan, o requerimento em questão veio a plenário no momento certo. O tucano Olmir Cadore pontuou que as questões ligadas à saúde pública, como do HG, unificam a Câmara, na luta por soluções à comunidade.

Nesse sentido, o plenário quer saber quais os valores totais e detalhados em emendas que senadores, deputados federais e estaduais encaminharam para obras no HG ou outras finalidades nos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Os parlamentares pedem os motivos das paralisações das obras desde o começo dos trabalhos até o último acontecimento e o cronograma futuro com documentações e prazos.

Ainda desejam ter conhecimento dos valores doados por pessoas físicas e jurídicas, com as devidas comprovações de pagamento e datas que foram realizadas. Outra informação requerida é a respeito dos fornecedores com locais onde foram comprados os materiais para a ampliação.

A equipe funcional em atividade e a quantia de recursos destinados pelos governos estadual e municipais às obras perfazem mais indagações, além de eventual convênio com o setor privado e dos prazos para a abertura dos novos leitos. Por fim, os parlamentares almejam conhecer o projeto completo da obra de ampliação do Hospital Geral, o planejamento para os futuros leitos e valores que o HG teria a receber de municípios da região.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 7/2023

Vereador – Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Não Votou

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

14/02/2023 - 16:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo