Voltar para a tela anterior.

Bloco da Velha deverá ser incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município

A proposta é assinada pelo vereador Felipe Gremelmaier e insere a atração no Carnaval


Incluir o Bloco da Velha no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul é a intenção do projeto de lei 153/2022, assinado pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (14/02). A matéria prevê a atração para todo ano, durante o Carnaval da cidade, em data e local a serem definidos pela comissão organizadora. O texto seguirá, agora, para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Momentos antes da discussão da matéria, por cinco minutos, o idealizador do bloco, Guilherme Martinatto, ocupou a tribuna do plenário. “É uma retomada do evento, que não acontecia desde 2020, devido à pandemia da Covid-19. Teremos uma alusão aos antigos bailes de máscaras europeus da Idade Média. Haverá segurança, projeção de som e luz”, destacou. Ele agradeceu pelos apoios culturais públicos e privados. A atração acontece no próximo domingo (19/02), das 14h às 22h, na Rua Dom José Baréa, nas imediações da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2), na região central da cidade.

De acordo com a proposição, deliberada hoje pelos vereadores, o Bloco da Velha surgiu em 2011, a partir de um grupo de amigos reunidos em torno de uma ideia em comum: curtir o Carnaval. O propósito ganhou relevância por dois fatores principais: o cenário de crescente retomada de blocos de rua, em âmbito nacional, e o fato de que a cidade contava com muito poucas opções para a festividade.

Com isso, a reunião de amigos se tornou um evento público que conquistou renome. Das 300 pessoas no primeiro ano, reuniu mais de 1.000 participantes no terceiro ano, 5.000 no quinto ano, chegando a registrar mais de 50.000 foliões nas últimas edições.

O autor destacou o evento cultural também movimento a economia local. “Com a circulação de 50.000 pessoas, há um impacto considerável no comércio local (mercados, lojas de adereços, fantasias, alimentação), na rede hoteleira (que recebe inúmeros grupos de outras cidades) e nos serviços (cabeleireiros, maquiadores, costureiras, táxi, uber). São mais de 250 empregos diretos e mais de 600 indiretos. Há grande divulgação da cidade nas mídias digitais e radiofônicas, impactando, além da economia, na cultura e no turismo locais”, observou o vereador Felipe.

Quanto à parte artística, o Bloco da Velha formou uma banda própria com 15 músicos profissionais locais. Conta com um DJ especializado em música brasileira, um grupo de dança e coreografia e uma personagem que anima o público e se tornou um ícone do bloco: a Dona Bastiana. Todos são artistas da cidade e região, valorizados em suas especializações das áreas da música, dança e teatro. A exposição de motivos do projeto considera o Bloco da Velha é a maior festa anual gratuita da região.

PROJETO DE LEI nº 153/2022 (votação):

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

14/02/2023 - 15:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo