Voltar para a tela anterior.

Pedido de Informações quer esclarecimentos públicos sobre andamento das obras de ampliação do Hospital Geral

Vereador Rafael Bueno e mais 12 parlamentares assinam documento protocolado nesta sexta-feira (10/02) no Legislativo


A falta de explicações públicas sobre o atraso na inauguração das obras de ampliação do Hospital Geral (HG) motivaram o vereador Rafael Bueno/PDT e mais 12 parlamentares a protocolarem um Pedido de Informações solicitando informações sobre o andamento da construção nesta sexta-feira (10/02). 

Em junho de 2021, o governador Eduardo Leite confirmou o repasse de R$ 15 milhões que faltavam para a conclusão das obras, compra e instalação de equipamentos. Na ocasião, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), José Quadros dos Santos, afirmou que a obra seria concluída até o primeiro trimestre de 2022, versão corroborada pelo diretor do HG, Sandro Junqueira. O valor do Estado foi repassado em outubro de 2021, porém, em 2022 o ritmo das obras seguiu lento.

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, então presidida por Rafael Bueno, esteve no complexo hospitalar no final de abril de 2022. Na ocasião, foi informado um novo cronograma com previsão para inauguração em outubro. Em nova visita no último trimestre de 2022, surgiu uma outra data para inauguração: março de 2023. No site do HG (todospelogeral.com.br), onde há notícias das obras, a última informação diz que apenas 40% foram executadas, e as últimas fotografias disponíveis são de 10 de novembro.

O Pedido de Informações do Legislativo solicita que sejam detalhados valores em emendas parlamentares recebidas e os nomes dos senadores e deputados estaduais e federais que repassaram valores, de maneira individualizada. Também quer explicações sobre os motivos das paralisações das obras, qual o atual cronograma e o projeto original. Ainda solicita os contratos de trabalho dos funcionários com as devidas funções, cargas horárias e comprovantes de pagamentos. Pede como será a alocação de funcionários quando os setores forem inaugurados. O requerimento também pede os valores doados por pessoas físicas e jurídicas (foram 538 doações, segundo o site do HG) , com as devidas comprovações de pagamento e datas que foram realizadas, além dos nomes das empresas fornecedoras dos materiais de construção, com notas fiscais de todas as compras.

"Não há obra mais importante para Caxias do Sul, para a Região, do que a ampliação do Hospital Geral. A saúde está cada vez mais em situação delicada, as filas para consultas, exames e cirurgias não cessam na rede pública. E eu mais vereadores buscamos emendas parlamentares, a população e a iniciativa privada ajudaram com doações, o Estado aportou R$ 15 milhões e a obra teve diversos adiamentos. Dinheiro não faltou. Então, precisamos que essas explicações se tornem públicas, e logo", destacou Bueno. 

A instituição de saúde tem 30 dias para responder às solicitações. Além de Bueno, assinam o documento os vereadores Adriano Bressan/PTB, Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gilfredo de Camillis/PSB, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Mauricio Scalco/NOVO, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Zanchin/NOVO, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.

Obra - O projeto de ampliação do HG foi iniciado em 2014, mas ficou paralisado de janeiro de 2017 até agosto de 2020, por falta de verbas. A ampliação vai expandir em 62% a capacidade assistencial, passando dos atuais 237 para 355 leitos (sendo 275 de internação e 80 de UTIs adulto, pediátrica e neonatal). Os 118 novos leitos são divididos em 87 novas vagas de internação e 31 novas de UTIs.

10/02/2023 - 14:09
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo