Voltar para a tela anterior.

Discutida a inclusão do Bloco da Velha no Calendário Oficial de Eventos do Município

A proposta é assinada pelo vereador Felipe Gremelmaier e insere a atração no Carnaval


Incluir o Bloco da Velha no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul é a intenção do projeto de lei 153/2022, assinado pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB e discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (09/02). A matéria prevê a atração para todo ano, durante o Carnaval da cidade, em data e local a serem definidos pela comissão organizadora. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

De acordo com a proposição, o Bloco da Velha surgiu em 2011, a partir de um grupo de amigos reunidos em torno de uma ideia em comum: curtir o Carnaval. O propósito ganhou relevância por dois fatores principais: o cenário de crescente retomada de blocos de rua, em âmbito nacional, e o fato de que a cidade contava com muito poucas opções para a festividade.

Com isso, a reunião de amigos se tornou um evento público que conquistou renome. Das 300 pessoas no primeiro ano, reuniu mais de 1.000 participantes no terceiro ano, 5.000 no quinto ano, chegando a registrar mais de 50.000 foliões nas últimas edições.

O autor destacou o evento cultural também movimento a economia local. “Com a circulação de 50.000 pessoas, há um impacto considerável no comércio local (mercados, lojas de adereços, fantasias, alimentação), na rede hoteleira (que recebe inúmeros grupos de outras cidades) e nos serviços (cabeleireiros, maquiadores, costureiras, táxi, uber). São mais de 250 empregos diretos e mais de 600 indiretos. Há grande divulgação da cidade nas mídias digitais e radiofônicas, impactando, além da economia, na cultura e no turismo locais”, observou o vereador Felipe.

Quanto à parte artística, o Bloco da Velha formou uma banda própria com 15 músicos profissionais locais. Conta com um DJ especializado em música brasileira, um grupo de dança e coreografia e uma personagem que anima o público e se tornou um ícone do bloco: a Dona Bastiana. Todos são artistas da cidade e região, valorizados em suas especializações das áreas da música, dança e teatro. A exposição de motivos do projeto considera o Bloco da Velha é a maior festa anual gratuita da região.

09/02/2023 - 12:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo