Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar 'A Maesa é Nossa' será reinstalada

O grupo parlamentar, que já foi renovado em 2021, tem como objetivo acompanhar o processo de ocupação da fábrica 2


Na sessão ordinária desta quinta-feira (09/02), a retomada dos trabalhos da Frente Parlamentar (FP) “A Maesa é Nossa” foi aprovada por unanimidade. O requerimento 5/2023 conta com a assinatura do vereador Rafael Bueno/PDT, atual presidente do grupo parlamentar, e por outros sete legisladores. O objetivo dos componentes é acompanhar o processo de ocupação da fábrica 2 da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), localizada no bairro Exposição. 

O texto reforça a importância do complexo fabril para Caxias do Sul e recorda que o processo de ocupação do espaço ocorreu efetivamente em 2020 e teve suas atividades colocadas em prática em 2022. Comunica ainda que, em 2023, o município pretende instalar a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Além disso, a matéria recorda a criação da Feira Maesa Cultural, uma iniciativa que surgiu através da união da Câmara Municipal, do Executivo e da União das Associações de Bairros (UAB), que conta com expositores e visitas guiadas. Ainda destaca o desenvolvimento da cartilha que leva o mesmo nome da FP e tem como objetivo divulgar da história e do futuro do espaço.

“Estamos tratando de um bem maior e que simboliza a história de Caxias do Sul, como memória e futuro. Dessa forma, entendendo a importância do papel desta Frente Parlamentar ser mantida, solicitamos a reinstalação, afim de continuar acompanhando e cobrando os assuntos já tratados nos últimos anos, além de trazer outros temas, sempre visando ao interesse da comunidade e entidades representativas”, salientou Bueno, durante a leitura da proposta.

O vereador Felipe Gremelmaier/MDB informou que recebeu uma ligação do secretário de Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos, Maurício Batista da Silva, e, de acordo com ele, até o fim de fevereiro, será apresentado o plano de ocupação e aberta consulta pública por 60 dias. “Vai ser um momento para a sociedade se envolver, mostrar a importância que a Maesa tem e realizar aquilo que a gente sonha para o espaço”, comemorou o parlamentar.

O líder de governo, vereador Lucas Diel/PDT, reforçou que o processo de ocupação terá vários requisitos e atenderá a solicitações da comunidade. “O plano vai ser apresentado logo após o carnaval para a Comissão da Maesa e para os demais vereadores”, explanou ele.

Os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Clóvis de Oliveira/PTB, Marisol Santos/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Ricardo Zanchin/NOVO, Rose Frigeri/PT, Wagner Petrini/PSB e Zé Dambrós também reforçaram a importância da ocupação do espaço. A Frente Parlamentar, composta por 14 vereadores, permanece na Casa pelos próximos dois anos.  

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 5/2023
Vereador – Partido - Voto
ADRIANO BRESSAN PTB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO MDB Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PDT Sim
MARISOL SANTOS PSDB Sim
MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PATRI Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim

09/02/2023 - 11:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo