Voltar para a tela anterior.

Clóvis de Oliveira comenta sobre a situação das UBSs da Zona Norte

Ele usou o espaço do grande expediente para manifestar sua preocupação com as unidades básicas do Serrano, Jardim Eldorado e Ana Rech


No grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (08/02), o vereador Clóvis de Oliveira/PTB trouxe a situação da saúde pública em Caxias. Em especial, ele comentou sobre a sobrecarga das unidades básicas de saúde (UBS) da Zona Norte do município.

O parlamentar abriu a sua manifestação apresentando alguns dados em relação à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade. Segundo ele, atualmente, o município conta com 48 UBSs espalhadas pelos bairros, além de duas unidades de pronto atendimento (UPAs), que atendem na região central e Zona Norte.  

Clóvis ressaltou, em especial, a situação da lotação das UBSs dos bairros Serrano, Jardim Eldorado e Ana Rech. Ele relatou que, em visita aos locais, percebeu que a falta de profissionais agrava o tamanho das filas de espera, o que congestiona todo o processo de atendimento.

O petebista detalhou a situação de cada unidade. A UBS do Serrano, localizada na Rua Alcides Ramos, 1.307, atende 20 mil pessoas, com uma equipe de nove profissionais. Já a UBS Jardim Eldorado, presente na rua Armando Claudino Canale, 264, atende 30 mil pessoas com uma equipe de 12 profissionais.

O parlamentar se preocupou, também, com a UBS Ana Rech, que está ainda mais sobrecarregada por atender, além dos bairros da região, as novas comunidades que surgiram pelos arredores, conforme explicou o vereador. Ele reforçou que a Secretaria da Saúde está ciente da necessidade de mais profissionais, mas que é preciso investimento para melhorar a condição desses locais.

08/02/2023 - 13:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo