Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier quer instituir o Dia Municipal da Doação de Livros em Caxias do Sul

O vereador apresentou no Legislativo projeto de lei sobre o assunto, na última segunda-feira


Instituir o Dia Municipal da Doação de Livros, em Caxias do Sul, é o objetivo do projeto de lei 21/2023, apresentado pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB, na última segunda-feira, no Legislativo caxiense. Na sessão ordinária desta quarta-feira (08/02), o parlamentar foi à tribuna do plenário, de onde detalhou a matéria, que já começou a tramitar pelas comissões da Casa.

A data escolhida é o 14 de fevereiro de cada ano, quando o propósito de Felipe já é lembrado mundialmente. Se a medida se tornar lei, caberá ao Executivo regulamentar as atividades do referido dia, por meio de decreto.

De acordo com Felipe, no mundo todo, já existe um hábito de deixar livros espalhados pela cidade, em pontos estratégicos ou diretamente para alguém importante, ainda que seja um desconhecido. “No Brasil, a data ainda é comemorada timidamente. Convidamos escolas, professores, profissionais da escrita para criar mobilizações nesse dia, como realizar amigo-secreto de livros ou trocas, ou mesmo presentear uma pessoa”, observou.

Para o emedebista, doar livros consistem em ato de solidariedade entre pessoas, o que fomenta, no município, um ambiente colaborativo. “Essa ação possibilita que crianças e jovens tenham maior acesso às obras literárias e didáticas, estimulando a leitura e gerando um investimento no futuro com mais educação”, enfatizou.

Felipe lembrou que, ao longo da pandemia da Covid-19, havia sugerido à Prefeitura a inclusão de livros nas cestas básicas, entregues à população carente, o que resultou no Programa Alimentando a Leitura, que perdura até hoje. Defendeu a ampliação da iniciativa. Diversos vereadores se manifestaram, em apoio à iniciativa do colega.

08/02/2023 - 10:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo