Voltar para a tela anterior.

Legislativo debate o Dia Municipal do Ferrador de Cavalos

O projeto de lei n° 212/2021 propõe uma homenagem à profissão a ser comemorada anualmente no primeiro dia de dezembro


Passou em primeira discussão, na plenária desta terça-feira (06/12), o projeto de lei (PL) que visa instituir o Dia Municipal do Ferrador de Cavalos. A ideia é comemorar a data, anualmente, no primeiro dia de dezembro. O PL n° 212/2021, de autoria coletiva, foi apresentado e debatido na sessão de hoje. A matéria retornará a plenário e precisará de votação final.

A proposição tem como objetivo homenagear o profissional de ferrador, uma das profissões mais antigas da humanidade, que cuida da saúde e bem-estar dos cavalos. Destaca a importância do ferrageamento dos cascos dessa espécie, visando a proteção animal, sendo válido e necessário para os animais utilizados em rodeios crioulos, cavalgadas, passeios e trabalhos em fazendas.

O documento enaltece a atividade, que desempenha o manejo, em especial na colocação e/ou manutenção de ferraduras em animais. Ressalta, também, que Caxias do Sul tem em torno de 5 mil equinos, utilizados para esportes, trabalho, lazer e cultura, e que movimentam a economia em diversos segmentos.

Por fim, a proposição destaca o aspecto histórico e religioso que envolve a data de 1º de dezembro, relacionada ao falecimento do Santo Elígio, também conhecido como Santo Elói, considerado padroeiro dos joalheiros e ourives, faqueiros, ferradores, ferreiros, seleiros, carreteiros, cocheiros, garageiros, mecânicos e metalúrgicos. O santo morreu em 1º de dezembro de 660, na Holanda, durante uma missa evangelizadora.

06/12/2022 - 11:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo