Voltar para a tela anterior.

Gladis reivindica melhoria em rua e escola do Rizzo

A parlamentar usou o exemplo das obras na Avenida Alexandre Rizzo para pedir por mais atenção nas licitações


A vereadora Gladis Frizzo/MDB usou o espaço do grande expediente desta quinta-feira (1º/12) para reivindicar a revitalização da Avenida Alexandre Rizzo, no bairro Desvio Rizzo. A parlamentar também reclamou dos problemas na licitação da reforma no colégio Alexandre Zattera.

Gladis lamentou a falta de interesse das empresas em realizar as obras na Avenida Alexandre Rizzo e aproveitou a tribuna para narrar os acontecimentos que culminaram na elaboração da licitação. Segundo a legisladora, os primeiros movimentos para conseguir a melhoria da via aconteceram por volta dos anos de 1990 e, desde então, a pauta foi levada para diversos órgãos e autoridades.

Em agosto de 2021, ela lembra que, juntamente com o deputado estadual Tiago Simon, foi a Porto Alegre participar de uma audiência na Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios. Na ocasião, foram descobertas divergências no projeto. No dia seguinte ao encontro, ela contatou o prefeito e as secretarias de Planejamento e Governo, para que fossem feitas as alterações necessárias.

Em dezembro do mesmo ano, veio a confirmação de que o projeto foi contemplado pelo programa Pavimenta RS. O anúncio foi dado pelo próprio governador, Eduardo Leite, em live.

Em janeiro de 2022, foi assinado o convênio entre Secretaria do Desenvolvimento Metropolitano do Estado e Prefeitura para empenho de R$ 4 milhões na obra, recorda Gladis. Em julho, a Câmara Municipal aprovou o crédito de R$ 26 milhões para o projeto e no dia 15 de setembro aconteceu a assinatura do contrato de financiamento entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o Badesul Desenvolvimento.

Em 24 de outubro, foi publicado o edital de licitação para contratar uma empresa para a realização do investimento na Avenida Alexandre Rizzo.

O problema na contratação aconteceu no dia 24 de novembro, quando apenas uma empresa se interessou, mas foi inabilitada por falta de documentação. Segundo a emedebista, o motivo da falta de interesse das empresas é o valor da licitação.

Ela salienta a necessidade de rever a forma de fazer os orçamentos. Pois, quando não tem empresas qualificadas e interessadas, é necessário realizar outra licitação, alongando ainda mais o tempo para a resolução da demanda.

“É um problema que me deixou muito preocupada e acredito que a comunidade toda do Desvio Rizzo também. A gente anuncia a obra, cria a expectativa e acontece que não há empresas interessadas”, lamenta Gladis.

Outro exemplo da mesma situação é o caso da Escola Estadual de Ensino médio Alexandre Zattera, que também espera por obras de revitalização. A parlamentar comentou o grande expediente do colega Wagner Petrini/PSB, que, na sessão ordinária da última quarta-feira (23/11), mostrou como a instituição se encontra.

A legisladora contou que depois do que foi exposto, ela entrou em contato com a 4ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) e com o secretário da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, além de conversar com o deputado Carlos Búrigo e com o vice-governador eleito, Gabriel Souza. Essas autoridades teriam contatado com a Secretaria da Educação, obtendo a informação de que, em 15 dias, teriam a empresa para realizar as obras na escola.

Ela reforça que, se tudo der certo, a conclusão vai levar, no mínimo, um ano. Diante disso, a emedebista manifestou preocupação com a integridade das crianças. Por fim, ela propôs uma reunião com os pais, professores, 4ª CRE e governo de Estado, para analisarem a possibilidade de locação de um espaço para que os estudantes continuem a estudar sem correr riscos.

01/12/2022 - 12:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo