Voltar para a tela anterior.

Jornalista Juçara Tonet Dini é Cidadã Emérita de Caxias do Sul

O título foi entregue pela Câmara de Vereadores, em sessão solene desta terça-feira (29/11/22), e a homenageada o estendeu a todos que ajudam a fazer comunicação atualmente


A trajetória da jornalista e empresária Juçara Tonet Dini, 63 anos, recebeu o reconhecimento da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na sessão solene desta terça-feira (29/11). Ao ser agraciada com o título de Cidadã Emérita de Caxias do Sul, a também empreendedora estendeu a homenagem a todos que fazem a comunicação acontecer na cidade. Autoridades, amigos e profissionais da imprensa prestigiaram a cerimônia conduzida pela presidenta do Legislativo, vereadora Denise Pessôa/PT, e que teve pronunciamento do proponente da distinção, parlamentar Felipe Gremelmaier/MDB.

"Reconhecer a trajetória de pessoas marcantes na sociedade, principalmente, por seu exercício profissional e pela contribuição ao desenvolvimento coletivo é de uma grandeza e de uma responsabilidade singular. E é um dos mais emocionantes atos de nossa Câmara Municipal. Juçara, tu és merecedora deste título nobre de nossa cidade: o de Cidadã Emérita, concedido a pessoas que nasceram caxienses e fizeram muito por nossa terra e pelas pessoas. Tenho convicção que és a homenageada, mas o reconhecimento é a toda a imprensa de Caxias do Sul”, frisou Felipe, registrando um pouco da trajetória de Juçara e também de seu amigo Paulo Cancian (in memoriam), ambos ex-presidentes e fundadores da Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha).

O próprio título concedido à Juçara é uma das ações que dão início às comemorações de 20 anos da ARI Serra Gaúcha, que serão lembrados em maio de 2023. Felipe contou que conhece a família de Juçara desde pequeno e foi o pai dela, seu Basílio, o responsável por tê-lo tornado torcedor da SER Caxias. “Ele levava eu e meus irmãos a assistir aos jogos. E a mãe de Juçara, dona Gema, ia junto, num tempo e que poucas mulheres frequentavam estádios. Ela sofria até mais que seu Basílio. Que tempo bom! E que tempo bom também o de agora. Este momento em que posso trazer à mente tais lembranças e, ao mesmo tempo, realçar outras, construídas por uma mulher de fala mansa, cuidado para com sua família e com os outros”, elogiou Felipe.

Na hora em que chegou à tribuna para seu pronunciamento, Juçara quase embargou a voz. Foram alguns segundos apenas. Em seguida, mostrou em seu discurso a força das palavras e a potência de uma contadora de histórias que já escreveu sobre inúmeras outras histórias. Começando por sua própria família de origem, Juçara recordou que aprendeu com os pais ser cristã, ter disciplina e servir as pessoas com alegria. “O líder é o que serve, que cede lugar, que senta por último e comemora os resultados de forma coletiva”, ensina. Entre os valores que aprendeu em casa e leva para a vida, listou: persistência, insistência e trabalho em equipe.

Quando decidiu empreender na comunicação, em 1984, numa semana, visitou 40 empresas e conquistou cinco clientes. Recordou que, nos primórdios da Dinâmica Conteúdo Inteligente, os textos nasciam a partir do teclado de uma máquina de escrever. Com o passar dos anos, a evolução tecnológica mudou o comportamento dos leitores e também de quem faz comunicação, hoje tudo mais digital e imediato. Nesse caminho, Juçara viu Caxias do Sul chegar a mais de 500 mil habitantes, a se dinamizar, a conquistar bons índices econômicos e de desenvolvimento, e outros não tão favoráveis em termos de segurança. Tudo sendo registrado pela imprensa. “Temos muito a crescer. E ainda há muito jornalismo a fazer pela cidade e estamos capacitados a atender”, avalia, demonstrando confiança. “A esperança se conjuga com movimento”, acrescenta, animando as pessoas a servirem umas para as outras, assim como, na essência, fazem os agraciados com o título de Cidadão ou Cidadã Emérita de uma cidade. Juçara agradeceu o apoio da família, do Câmara, da sua equipe de trabalho, dos amigos e dos integrantes da ARI Serra Gaúcha.

Comovida com o discurso da jornalista, a presidenta Denise também sentiu sua voz enroscar. Ao observar as fotos de Juçara no telão do plenário, viu que o semblante de alegria é uma constante na vida da homenageada. “A gente vê hoje o mesmo brilho do olhar daquela menina. Vemos o quanto a esperança e a fé te movem, num trabalho que tem o compromisso com a verdade. A gente reconhece isso na tua fala e agradece pelo carinho. Até me emociono, pois mulheres fortes me emocionam”, declarou Denise.

Além de Denise e de Juçara, estiveram na mesa de autoridades o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Zé Dambrós/PSB; a presidente da ARI Serra Gaúcha, jornalista Vania Marta Espeiorin; e o jornalista Rogério Pizzolatto, representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB. Ainda compareceram nesta solene a parlamentar, jornalista e relações públicas Marisol Santos/PSDB e a suplente de vereadora e professora Rose Frigeri/PT.

A sessão, que havia iniciado com a música Tocando em frente, de Almir Sader e Renato Teixeira, na voz do vereador e músico Zé Dambrós/PSB, foi encerrada pela presidenta Denise convidando a todos para cantarem o Hino de Caxias.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A HOMENAGEADA

- Juçara Tonet Dini é casada com Silvio Matthes Dini, com quem tem dois filhos e três netos. Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, se especializou em Psicologia Organizacional, Terapia Familiar Sistêmica e Teologia, entre outras formações.  Com 43 anos de atuação no exercício do jornalismo, é empresária da comunicação, consultora e, atualmente, exerce a função de Diretora Nacional no TeachBeyond Brasil, organização cristã de educação transformadora, papel que assumiu em 2013. Em nove anos nessa função, coordena, juntamente com a sua diretoria e equipes de trabalho, um total de 102 programas, serviços e parcerias e, dentre eles, 43 projetos.

Atuando em diversos veículos de comunicação no Estado, tanto em radiojornalismo como na mídia impressa, Juçara Tonet Dini fundou, em 1984, a Dinâmica Conteúdo Inteligente, empresa focada em Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa. Valores pessoais como humildade, amor e elegância nortearam seus 38 anos no mercado. Nesse período, a Dinâmica já editou mais de 3.500 publicações, prestando atendimento a mais de 900 clientes em sua história, e realizando 4000 diagnósticos relativos ao planejamento estratégico de comunicação.

- Ao longo de sua trajetória, contou com a colaboração de mais de 300 profissionais da área, tanto na sede em Caxias do Sul como em Porto Alegre. Juçara Tonet Dini foi diretora da empresa até 2017, onde atuou no gerenciamento de organizações e projetos, mostrando grande aptidão na resolução de conflitos e administração de equipes, e ainda na busca de resultados e no encorajamento às equipes. Hoje, a Dinâmica é liderada pelos filhos, o jornalista e diretor Ricardo Tonet Dini, e a coordenadora administrativa, psicóloga Júlia Tonet Dini Ferreira.

Em sua vida profissional, Juca, como também é conhecida, contribuiu com diversos veículos impressos do Estado, como o "Jornal de Caxias" e o Jornal "Pioneiro", e foi responsável pelos conteúdos do Jornal do Comércio da Serra, da Companhia Jornalística J.C.Jarros, e Sucursal do Jornal do Comércio de Porto Alegre, em Caxias do Sul, de 1982 até 1988.

- Trabalhou em redes de rádio e televisão como a Rede AM de Radiodifusão, então Rádio Independência, em Caxias do Sul, Rádio Pampa FM, Rádio Caiçara AM, Televisão Pampa Canal 4, e Rádio Caxias. Juçara Tonet Dini é fundadora do primeiro jornal de bairro da cidade de Caxias do Sul, jornal “O Pellegrino”. Ela também editou diversas publicações empresariais, além da edição de sete livros corporativos, contribuindo decisivamente para a história do jornalismo empresarial do Rio Grande do Sul.

- No TeachBeyond Brasil, conta com cerca de 80 professores, colaboradores e missionários mobilizados pela jornalista, bem como 17 participantes  em Projetos Transculturais. São 375 voluntários, 4019 aprendizes, 33 membros da Assembleia Geral, 21 brasileiros no exterior e 242 professores capacitados neste ano de 2022 pela equipe.

A empresária marca presença na vida comunitária de Caxias do Sul e região como fundadora da ARI Serra Gaúcha, onde exerceu a função de presidente de 2003 até 2010, e é membro do Conselho de Honra.

Juçara ainda integrou o Núcleo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul,  e foi diretora e coordenadora de Comunicação e Marketing da CIC, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, de 2003 a 2015.

- Já recebeu diversos prêmios, a exemplo do Prêmio Jaber Juabre como Melhor Assessoria de Imprensa para o Sistema Unimed de Brasília, em 1995. Em 2011, ganhou o Troféu Ari Serra Gaúcha em Assessoria de Imprensa e Comunicação Organizacional. Mais tarde, em 2013, foi eleita Embaixadora do Turismo de Caxias do Sul.

29/11/2022 - 22:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo