Voltar para a tela anterior.

Valorização das doulas no Brasil ganha espaço na tribuna do Legislativo

Sessão desta quinta recebeu a Adosul para falar sobre o tema


A luta pela valorização das doulas busca mais respeito e visa estar presente em mais políticas públicas. “Lutamos pelo reconhecimento”, afirmou a integrante da Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), Larissa Simon. Em espaço concedido na tribuna, Larissa utilizou o tempo para destacar o trabalho das doulas na humanização da saúde, além de apresentar e ler uma carta da Federação Nacional de Doulas do Brasil (Fenadoula) aos que acompanhavam a sessão desta quinta-feira (24/11).

De acordo com Larissa, a doula pode ser considerada uma acompanhante profissional de parto, que tem como intuito dar o suporte informacional, físico e emocional às gestantes durante a gestação e parto. “Atualmente, somos uma ocupação para o Ministério do Trabalho e existe um movimento e uma luta para que possamos nos transformar em profissão”, explicou.

Durante sua fala, ela também ressaltou a importância do trabalho no âmbito internacional, aonde a doulagem é reconhecida como um trabalho profissional, que enfatiza o potencial da categoria. “É uma tecnologia leve e humanizada”, esclareceu a integrante da Adosul. Larissa ainda enfatizou a importância da presença da doula na área da saúde: “Buscamos suprir a ausência do sistema e da assistência humanizada no Brasil. Defendemos e caminhamos para a profissionalização desse importante trabalho”, disse.

Ao final da fala, a integrante da Adosul ressaltou que entre os dias 21 e 26 de novembro, comemora-se a Semana de Valorização das Doulas no Brasil.

24/11/2022 - 09:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo