Voltar para a tela anterior.

Dois funcionários são agraciados com o Prêmio Servidor Público Cidadão

Na sua 9ª edição, a honraria reconheceu trabalhos voluntários fora do horário do expediente


Dois funcionários municipais foram reconhecidos com o Prêmio Servidor Público Cidadão, em sessão solene do Legislativo caxiense, realizada na noite desta terça-feira (22/11), no plenário da Casa. Na sua 9ª edição, a honraria contemplou o professor Alysson Ezequiel Alves Pessôa e a auxiliar de enfermagem Terezinha Andreis. Ambos são servidores de provimento efetivo e obtiveram a indicação à premiação por colegas de trabalho. Tiveram os seus nomes avaliados e aprovados por uma comissão julgadora. A condução da cerimônia de hoje coube à presidenta do Parlamento, vereadora Denise Pessôa.

A partir da tribuna, Denise fez o pronunciamento em nome do Legislativo. Servidora pública da municipalidade licenciada, destacou que a igualdade social só é possível por meio da atuação dos funcionários. Enfatizou a dedicação dos homenageados aos semelhantes, contribuindo com a implementação de políticas e o essencial, proporcionar dignidade a todos.

Depois de receberem os respectivos prêmios, ambos os agraciados fizeram breves agradecimentos. Para Alysson, ao fazer parte do EJA (Encontro de Jovens Amigos com Cristo), ele se sente muito gratificado, pelos valores humanos e religiosos, com relação a si próprio e ao próximo, sobretudo no que diz respeito à perseverança. Para Terezinha, o cuidado passa por muito amor e doação.

O prefeito municipal de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, salientou o trabalho além do básico, feito por servidores, como os homenageados. Destacou a simplicidade e a humildade de ambos.

Saiba mais sobre os homenageados

Alysson Ezequiel Alves Pessôa, de 34 anos, é solteiro, natural de Santa Maria, filho de Airton e Ionice e mora em Caxias há 30 anos. Está lotado na Secretaria Municipal da Educação. Pela manhã, leciona matemática na Escola Presidente Castelo Branco. À tarde, ciências na Escola Professor Nandi/Luís Fernando Mazzochi. Desenvolve trabalho voluntário junto ao Movimento EJA (Encontro de Jovens Amigos com Cristo). Organiza retiros anuais com jovens de Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos, Antônio Prado, Ipê e Nova Roma. Aos sábados ou domingos, em cada cidade, há reuniões. Buscam trabalhar valores sociais e humanos. Dá palestras motivacionais. A faixa etária abrangida é de 14 a 18 anos de idade. Alysson se doa ao movimento desde os 17 anos. O trabalho é totalmente voluntário. Cada retiro anual conta com 90 jovens. Mais de 7 mil jovens já passaram por essa experiência, ao longo de 26 anos. Já realizaram ações beneficentes e campanhas, em benefício de pessoas em vulnerabilidade social. O movimento está interligado com a Diocese de Caxias do Sul, mas aceita jovens de todas as religiões, não se restringindo à católica.

Terezinha Andreis, de 62 anos, é solteira, caxiense e filha de Pedro e Gema. Está lotada na Secretaria da Saúde e trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Oásis, como auxiliar de enfermagem. Nas horas vagas, há 15 anos, dá assistência a cachorros abandonados e busca famílias para adoção. Ela mesma já adotou três animais. Aprendeu a costurar. Durante a pandemia, confeccionou máscaras para escolas, igrejas. Doa muitas roupas para igrejas ou diretamente às pessoas.

O Prêmio Servidor Público Cidadão

A distinção é entregue a cada dois anos pares. A última edição foi em 2018. Não aconteceu em 2020, em razão dos impeditivos ocasionados pela pandemia da Covid-19. Agora, em 2022, a entrega acontece neste mês de novembro, e não em outubro (Mês do Servidor Público), devido às regras do período eleitoral.

De acordo com o decreto legislativo 254/A, de 3 de dezembro de 2009, de iniciativa do ex-vereador Mauro Pereira, em sessão solene, em que transcorra o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a Câmara promoverá a concessão do prêmio a funcionários concursados que, reconhecidamente, estejam prestando trabalhos voluntários, fora do horário de expediente.

Os nomes são indicados pelo órgão de origem. Em seguida, os candidatos sugeridos passam pela avaliação de uma comissão que julga estes fatores: iniciativa, produtividade, eficiência, dedicação ao serviço, relacionamento e envolvimento com atividades comunitárias.

Aquele decreto prevê que a comissão julgadora seja formada por nove servidores de provimento efetivo, com mandato de um ano, podendo ser reconduzidos para mais um período consecutivo. Não há remuneração específica para essa função. O Executivo, o Legislativo e o Sindiserv indicam três componentes cada um. Para esta edição, foram: Executivo (César Augusto Parisotto, Jéssica Amanda Pinto Maciel Onzi e Marina Adriana Davila), Legislativo (Cristiane Postingher da Fonseca Zanette, Mauro Alves de Figueiredo e Milena Roberta Bartelle) e Sindiserv (Cláudia Detânico Caloni, Rejane de Lourdes Boff Corso e Jaqueline Pagno Turmina).

22/11/2022 - 21:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo