Voltar para a tela anterior.

Zé Dambrós comenta evolução no quadro da Codeca

O parlamentar usou o espaço do grande expediente para trazer os pontos levantados na reunião pública da última quinta-feira


O vereador Zé Dambrós/PSB usou o espaço do grande expediente, na sessão ordinária desta terça-feira (22/11), para comentar sobre a reunião da última quinta-feira. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar de Acompanhamento da Codeca, que apresentou o balanço de contas e números de caixas e investimentos realizados pela nova gestão da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), no corrente ano de 2022.

O parlamentar parabenizou a organização do evento e salientou pontos que foram levantados na oportunidade. Ele reforçou que o reajuste da coleta do lixo, que estava defasada desde 2015, foi uma questão de justiça do executivo. Para ele, um dos problemas a ser enfrentado é superar o aluguel de parte dos caminhões da frota, Dambrós sugeriu que o Executivo, através de um financiamento ou de um repasse, comprasse os caminhões, escavadeiras, rolos, para que a empresa possa cuidas da cidade.

O legislador também apresentou a resposta do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) a indicação 2322/2022, que sugere ao Poder Executivo Municipal e ao Samae, a contratação da Codeca, para a execução de serviços de recomposição de pavimento, nas obras de extensão de rede e esgotamento sanitário. A autarquia explicou que mantém dois contratos com a companhia. O primeiro, vigente até 27 de maio de 2023, disserta sobre a prestação de serviço de manutenção, conservação, limpeza, compreendendo serviços de corte de gramados, capina, roçada, intervenção de poda de árvores e arbustos, e manutenção das áreas verdes localizadas e propriedade da autarquia.

O segundo contrato diz respeito aos serviços de realimentação ou recuperação do pavimento asfáltico, em diversos pontos da cidade, em decorrência dos serviços de manutenção, conservação e extensão das redes de água e esgoto sob faixa de rolamento asfáltica, cuja vigência espirará em 16 de dezembro de 2022.

O documento também informa que já está na programação da empresa que todos os próximos contratos, quando findar os atuais, passará a contratar a Codeca, conforme tratativas mantidas com a companhia.

Dambrós comemorou que a o vínculo entre as empresas será feito de forma direta, para ele isso facilita a atuação no cuidado do município. Ele reforçou a importância de não privatizar a companhia, “água, lixo e saneamento, tem que ficar nas mãos do poder público”, comenta.    

Os colegas do PSDB, vereadores Olmir Cadore e Marisol Santos, pediram aparte e reforçaram o apoio para companhia, ressaltando a importância da empresa. Eles também salientaram que, na reunião, foi possível ver uma evolução dos contratos e a firmeza na mudança da autarquia. O vereador Felipe Gremelmaier/MDB também pediu aparte para salientar como o encontro foi produtivo e reforçar que a representante da companhia trouxe transparência, assumiu as dificuldades e os erros. O presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Codeca, o parlamentar Adriano Bressan/PTB, relatou que reconhece a dificuldade de recuperar a empresa, mas parabeniza a atuação da presidenta da companhia.

Por outro lado, o vereador Maurício Scalco/NOVO contestou as afirmações do colega Dambrós. Scalco argumentou que algumas informações não estão sendo claras, que a empresa não deu lucro, apenas teve um aporte para o equilíbrio contratual de alguns contratos. Segundo ele, não é informado o custo da tonelada da coleta, se Caxias está pagando mais do que outras cidades. Em resposta ao colega, o socialista convidou o colega para visitar as áreas que não possuíam a coleta de lixo, para mostrar que a cidade aumentou desde 2015 e que seria justo o repasse, da Prefeitura para a companhia.

22/11/2022 - 14:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo