Voltar para a tela anterior.

Presidente do ILQ convida: 'Apadrinhe sonhos de criança!'

Volnei Canônica explicou como participar da 4ª edição do Natal Literário Solidário coordenado pelo Instituto de Leitura Quindim: auxiliando com, no mínimo, R$ 50 para aquisição de livros que serão entregues ao público infantil e aos jovens em dezembro


Ao colaborar com a 4ª edição do Natal Literário Solidário promovido pelo Instituto de Leitura Quindim (ILQ), as pessoas se tornam madrinhas e padrinhos dos sonhos de muitas crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Quem explicou sobre esse projeto, durante a plenária do Legislativo caxiense desta quinta-feira (17/11), foi o presidente do ILQ, Volnei Canônica.

Segundo ele, com, no mínimo, R$ 50 a comunidade pode colaborar para a aquisição de livros que serão entregues a 440 crianças e jovens que se encontram em abrigos ou casas lares de Caxias do Sul. E não são quaisquer obras literárias. São textos de qualidade e capazes de dialogar com os sentimentos de garotos e garotas. “Precisamos garantir acesso à cultura, à literatura, à educação e ao afeto como um direito a esses jovens”, defende o também escritor e relações públicas nascido em território caxiense.

Até hoje, nas três edições realizadas, 1.236 crianças foram apadrinhadas, graças à solidariedade de mais de 3 mil pessoas. De acordo com Canônica, o projeto faz uma escuta sensível do que é íntimo, que são os medos e os sonhos das crianças, antes de elas receberem as obras literárias. A equipe multidisciplinar envolve psicólogo, pedagogo e escritor e busca compreender o que se passa no coração dos envolvidos. A partir dessas conversas, é feita uma pesquisa livro por livro, procurando a obra que melhor converse com o que foi descrito por eles. Conforme o relato colhido, os livros são encaminhados, para deixar o Natal de quem precisa ainda mais iluminado.

Entre as frases registradas e que simbolizam também desejos do público beneficiado, o presidente do ILQ leu algumas: ‘Não decepcionar minha família’; ‘Não ficar deprimido’; e ‘Ter estudo concluído’. “A gente não distribui livros, mas fazemos a entrega de instrumentos para garantir a integridade emocional das crianças e jovens”, esclarece Canônica.

O escritor conclama também as empresas a participarem da iniciativa, contribuindo com o apadrinhamento ou estimulando os colaboradores a serem parceiros da iniciativa. Quem tiver interesse em ajudar pode acessar o link: https://www.institutoquindim.com.br/natalliter%C3%A1riosolid%C3%A1rio

Da tribuna, Canônica aproveitou para relembrar os propósitos do ILQ, considerando-o um espaço onde crianças, jovens e adultos podem ter acesso à literatura infantil e juvenil e a conteúdos teóricos de qualidade sobre o tema. Localizado no Pátio Eberle, na Rua Sinimbu, 1670, 6ª andar, Centro de Caxias do Sul/RS, é um lugar para pensar o ‘ecossistema do livro’, tendo o leitor, em especial o público infantil e juvenil, como núcleo central desse processo que ajuda a humanizar o dia a dia e a história de diferentes populações. É, ainda, um espaço de referência que envolve a família e todos que promovem a leitura, tendo a biblioteca como um local democrático que precisa ser valorizado. 

Por fim, o presidente ressaltou que o ILQ é sem fins lucrativos e foi considerado de utilidade pública por meio de projeto aprovado em plenário no ano de 2020, resultando na lei 8.561, de 3 de novembro de 2020.

17/11/2022 - 11:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo