Voltar para a tela anterior.

Caregnato defende políticas públicas para moradores em situação de rua

O parlamentar questionou o trabalho dos órgãos de acolhimento da cidade


O vereador Lucas Caregnato/PT usou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (10/11), para comentar sobre a pauta da Assistência Social, em específico, o aumento de pessoas em situação de rua em Caxias do Sul. O parlamentar também utilizou a tribuna para cobrar respostas de dois pedidos de informação direcionados ao Executivo, mais pontualmente para a Fundação de Assistência Social (FAS) e para a Secretaria da Saúde.

Lucas considerou o assunto delicado e entende que as propostas de solução devem ser pensadas conjuntamente pelos órgãos de saúde, assistência, segurança e com a participação dos próprios moradores que se encontram pelas ruas. Ele ainda adiantou um projeto de lei que vai ser discutido na casa futuramente, que disserta contra a arquitetura hostil das cidades. “Eu entendo que nós precisamos de políticas públicas para essas pessoas, para que elas possam se reintegrar e serem acolhidas”, afirma, ao defender mais humanização.

O legislador também lembrou de pedidos de informação direcionados à Fundação de Assistência Social (FAS) e à Secretaria Municipal da Saúde e questionou as respostas recebidas.  O petista ressaltou que, para a organização dos documentos de forma eficiente, se reuniu com profissionais de assistência social e, principalmente, com as pessoas em situação de rua.

De acordo com o vereador, cada pedido de informação contava com perguntas sobre a organização dos sistemas de acolhimento, as condições dos locais que recebem as pessoas e quais serviços disponibilizam. Também indagavam sobre a articulação entre os órgãos de segurança, saúde e assistência.  O parlamentar relatou que o retorno não foi satisfatório, e a FAS teria apresentado seis respostas, sendo que o documento apresentava 29 perguntas. Já as informações dispostas pela Secretaria da Saúde, reclamou o legislador, teriam vindo de forma incompleta e desorganizada. 

Por fim, Caregnato pediu que o tema seja tratado com seriedade e com políticas Intersetoriais para melhor atender as necessidades dessa população.

 

10/11/2022 - 13:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo