Voltar para a tela anterior.

Morre ex-presidente da Câmara Renato Paese

O velório ocorre na Capela E do Memorial São José de Caxias do Sul e haverá cerimônia de despedida às 15h, no Crematório


Morreu, na tarde da última quarta-feira (09/11), o ex-presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul e advogado Renato Paese, 77 anos. Há cerca de 10 dias, o ex-parlamentar apresentou sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e chegou a ficar internado no Hospital da Unimed. Ontem, em casa, acabou sofrendo um infarto por volta das 15h e não resistiu. O velório acontece até as 14h30min desta quinta-feira (10/11), na Capela E do Memorial São José de Caxias do Sul. A cerimônia de despedida se inicia às 15h, no Crematório.

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10/11), conduzida pela primeira vice-presidente da Casa, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio e recordaram a trajetória de Paese. Líder da Bancada do PDT na Câmara e em nome dos filiados da sigla, Rafael Bueno/PDT transmitiu sentimento de solidariedade a toda a família. Um voto coletivo de pesar foi encaminhado durante a sessão. O prefeito Adiló Didomenico/PSDB decretou luto oficial.

No atual comando do Legislativo, a vereadora Denise Pessôa/PT destaca a contribuição de Paese principalmente na defesa dos trabalhadores. “Foi um político que seguia as ideias e as bases trabalhistas. Mostrou força política e ajudou a construir Caxias do Sul também muito ligado ao movimento comunitário”, relata.

Renato Paese era filiado ao PDT e foi vereador por três legislaturas na Câmara caxiense (X, XI e XII). Respondeu como titular de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000, período em que também registrou passagem pelo PTB. Na legislatura de 1993 a 1996, ocupou o cargo como suplente. Em 1998, foi eleito presidente do Parlamento e chegou a assumir como prefeito em exercício. No período, a cidade era administrada pelo prefeito Gilberto Pepe Vargas/PT, que precisou viajar, e a vice-prefeita Marisa Formolo/PT estava de férias. 

Natural de Farroupilha/RS, Paese nasceu em 10 de agosto de 1945. Formou-se em Direito pela Universidade de Caxias do Sul em 1986 e era sócio-fundador do Escritório Locatelli & Paese Assessoria e Consultoria Jurídica.

Também ex-vereador pedetista (2009-2011), ex-presidente do Legislativo caxiense (2010) e advogado, Harty Moisés Paese, que é filho de Renato Paese, recorda que foi o pai quem o inspirou a atuar em prol da sociedade. “Fica na minha lembrança a imagem de uma pessoa guerreira, que trabalhou por Caxias do Sul, lutou por seus ideais e por uma população qualificada e bem atendida. O pai sempre me incentivou à política e aos movimentos sociais”, conta.

Renato Paese era viúvo de Cidália de Menezes Oliveira e deixa quatro filhos, Harty, Jonas, Aline e Vinicius, e dois netos: Amanda e Maurício.

10/11/2022 - 12:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo