Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier cobra maior organização e resultados do turismo em Caxias do Sul

O vereador entende que a cidade tira pouco proveito do próprio potencial, junto a visitantes


Maior organização e resultados, na condução do turismo, em Caxias do Sul, foram cobrados pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB, na sessão ordinária desta quarta-feira (09/11). Na ótica do parlamentar, mesmo com muitos eventos, incluindo jogos de futebol, basquete, o Cerva Serra e o próximo Festival de Blues, a cidade tem tirado pouco proveito do próprio potencial, junto a visitantes.

O emedebista exemplificou que os recentes confrontos do Juventude, contra Corinthians, Coritiba e Flamengo (marcado para hoje) geraram um fluxo temporário de, pelo menos, cinco mil pessoas. Observou que, mesmo assim, não percebeu uma estratégia de oferta de pontos turísticos, restaurantes, etc.

Felipe mencionou recente pesquisa da Braztoa, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Entre abril e junho, 56% dos viajantes escolheram destinos nacionais, contra 44% que optaram pelo exterior. “A diferença de 12% chama atenção, já que 70% dos turistas optavam por destinos dentro do país. A Serra gaúcha está bem colocada, pelo que oferecem Canela, Gramado, Bento Gonçalves, Garibaldi, São Francisco de Paula”, ressaltou.

O vereador citou o Cristo Protetor, de Encantado, como algo revolucionário. Referiu que a cidade de Sobradinho está construindo o Cristo Acolhedor, para ficar pronto em maio. Lembrou que, em Estrela, há o Monumento à Bíblia. “Com isso, as próprias cidades estão constituindo um turismo religioso regional. É fundamental investir em infraestrutura, roteiros. Não se vê isso em Caxias. No lugar da Secretaria do Turismo, eu buscaria contato com as áreas competentes da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”, ponderou.

De acordo com Felipe, o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai apoiar dez cidades para serem destinos turísticos inteligentes. Explicou que a meta é selecionar dois lugares de cada região brasileira e de variados portes: pequeno (até 50 mil habitantes), médio (até 100 mil habitantes) e grande (acima de 100 mil habitantes). Citou que a inscrição para a etapa 1 irá até a próxima sexta-feira.

Em seguida, o vereador Ricardo Daneluz sustentou que a Secretaria do Turismo não trabalha e nem dá retorno sobre as indicações dos parlamentares. “Então, se não faz nada, que se extinga a pasta e se apliquem os recursos em outra finalidade”, afirmou. O vereador Felipe complementou que o quiosque de entrada do Parque Mário Bernardino Ramos continua degradado e que a secretaria respondeu que não teria como providenciar uma reforma.

Na opinião do vereador Olmir Cadore/PSDB, o secretário do Turismo, Enio Martins, só estaria interessado em participar de edições da Festa Nacional da Uva. “Precisaria aparecer mais e fazer reuniões sobre o setor com os vereadores e a sociedade”, cobrou. Para o vereador Rafael Bueno/PDT, deveria ser aproveitado o exemplo de pontos turísticos nordestinos, baseados em momentos históricos de cada localidade.

09/11/2022 - 19:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo