Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno comenta sobre o déficit na educação

O parlamentar também criticou a falta de comunicação no processo de encaminhamento de emendas federais


No grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (09/11), o vereador Rafael Bueno/PDT dissertou sobre a manifestação do representante da Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, Agenor Basso, que comentou acerca do déficit, nas vagas de Educação Infantil, durante a Tribuna Livre. Ele também criticou a falta de comunicação, no encaminhamento de emendas federais, para a cidade.

De acordo com o vereador, uma das causas do inchaço, na educação, seria uma suposta fraude nos cadastros, para a seleção dos alunos. Segundo ele, muitas vezes, os pais mentiriam nos formulários, para conseguirem passar à frente, nas chamadas filas de espera.

Rafael aproveitou a pauta para manifestar que acredita ser necessário repensar o sistema educacional público, para que todas as crianças tenham a mesma educação. “Eu defendo que toda e qualquer criança tenha acesso à educação, da Pré-Escola ao Ensino Fundamental, de forma gratuita” comenta.

Outro tema abordado pelo pedetista foi em relação ao encaminhamento de emendas federais, requisitadas pelos vereadores aos deputados. Especificamente, quando ocorre o remanejamento da verba, sem que o requisitante seja informado. Ele relatou um acontecimento recente, quando o deputado federal Nereu Crispim/PSD entrou em contato com ele, para saber qual seria a melhor forma de direcionar uma emenda de R$ 750.100,00 para Caxias do sul. Na situação, ficou acordado que a verba seria destinada para a compra de materiais, para as salas de pequenas cirurgias do Centro Especializado de saúde (CES). “Contudo, não foi o que aconteceu. A emenda foi remanejada para a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Parque Oásis, sem que eu fosse informado”, reclamou Bueno.

Para o legislador caxiense, a falta de comunicação, quando os recursos são remanejados, complica a credibilidade dos vereadores com os deputados. Segundo ele, é complicado explicar para os parlamentares que a verba destinada foi mandada para outro lugar, sem que o vereador fosse informado. Ele pede que, antes de remanejar as emendas, os responsáveis pelo encaminhamento perguntem para o requisitante qual o melhor destino para o dinheiro, para que a mudança também seja informada para quem concedeu o valor.

09/11/2022 - 16:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo