Voltar para a tela anterior.

Valim destaca proposta de alteração do Selo Empresa Inclusiva

Documento prevê modificação na terminologia “portador de deficiência” para “pessoa com deficiência”, utilizada na concessão das homenagens


Proposta em primeira discussão, o vereador Juliano Valim/PSD abordou em plenário, nesta terça-feira (08/11), o projeto de decreto legislativo (PDL) 16/2022, que altera dispositivos do regramento de criação do Selo Empresa Inclusiva. Tal distinção é definida pelo Decreto Legislativo nº 283/A, de 22 de maio de 2012, e a sugestão de mudança desse decreto é de autoria da Mesa Diretora.

O relator explicou que, à época da criação do Selo Empresa Inclusiva, a terminologia utilizada nas propostas da honraria se utilizava da expressão “portador de deficiência”, o que atualmente é visto como ultrapassado. Valim destacou que a terminologia atualizada deve ser “pessoa com deficiência”, sendo necessária a retificação da legislação.

“A Lei nº 7.678, de 21 de outubro de 2013, já havia reformulado o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, passando a denominá-lo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), por essa razão também vemos a necessidade da alteração (em debate)”, disse Valim.

O parlamentar ainda considerou a constitucionalidade do novo projeto de lei, além de ressaltar que os vereadores presentes na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a qual preside, são favoráveis à modificação sugerida. Compõem a Comissão os legisladores Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Renato de Oliveira/PCdoB e Zé Dambrós/PSB.

08/11/2022 - 15:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo