Voltar para a tela anterior.

250 anos do povoamento de Criúva é celebrado em exposição na Câmara

Mostra apresenta, no Espaço Cultural Mário Crosa, retratos da cultura do distrito


Na noite desta quinta-feira (03/11), a Câmara Municipal de Caxias do Sul recebeu a mostra itinerante “Criúva 250 anos: retratos de uma cultura”. A exposição de fotos teve abertura às 19h, durante evento público no Espaço Cultural Mário Crosa. Cerca de 60 fotografias dos associados do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul estão à mostra, e tem como objetivo abordar e destacar alguns aspectos da cultura e natureza do distrito de Criúva, em comemoração ao aniversário de 250 anos do início de povoamento.

O vereador Lucas Caregnato/PT representou a Câmara no evento de abertura. Ele falou sobre a sua ligação afetiva com o distrito. “A cidade de Caxias do Sul deve um carinho especial a um dos distritos e lugares mais antigos de nossa da cidade que é o distrito de Criúva. Essa mostra é uma forma de nós visibilizarmos a importância que Criúva tem”, destacou.

A organização da exposição é de Roberto Filippini. Durante sua fala, ele agradeceu os fotógrafos que participam da mostra. “Fico muitas vezes emocionado em dizer que faço parte do Clube do Fotógrafo. Quando pensamos em promover esse evento, nossa ideia foi de integração e colocar Criúva no centro das atenções”, revelou.

A integrante do EcoCriúva, Guadalupe Pante, destacou que o trabalho é uma homenagem aos moradores do distrito. “Essa maravilhosa exposição fotográfica que tem a participação dos fotógrafos do Clube é a prova que belos cenários e pessoas fortes podem compor muito bem essa história dos 250 anos de Criúva”, afirmou.

A comunidade que deseja visitar e conhecer um pouco mais sobre Criúva, por meio dos retratos e imagens, pode visitar a mostra até o próximo dia 11, na Casa do Legislativo (na Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição) das 8h às 17 de segunda à sexta. A exposição tem realização da EcoCriúva, organização de Roberto Filippini e patrocínio da Fundação Marcopolo. Após deixar a Câmara, a exposição segue para a Prefeitura Municipal e o Centro de Cultura Dr Henrique Ordovás Filho.

03/11/2022 - 19:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo