Voltar para a tela anterior.

Suzel Serafini poderá ser homenageada com nome de escola

O projeto é do Executivo e a lembrança da ex-primeira-dama contempla uma unidade de Educação Infantil do loteamento Campos da Serra


Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (03/11), o projeto de lei (PL) que denomina a Escola de Educação Infantil no Loteamento Campos da Serra com o nome Suzel Serafini entrou em primeira discussão. O PL n° 131/2022 é de autoria do poder Executivo e deve voltar à pauta para votação final. A matéria também revoga a lei 6.142, que denominava Casa de Passagem Novos Horizontes Suzel Serafini.

O documento ressalta que a nomeação é uma forma de reconhecimento pela dedicação de Suzel Regine Zugno Giacobbo Serafini às causas sociais da cidade. A homenageada nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, em 16 de junho de 1944. Filha de Joubert Masseran Giacobbo e Zilda Zugno Giacobbo, ainda adolescente se mudou para Caxias do Sul, onde completou o curso colegial (2° grau) no Colégio São José e se formou em 1967 em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Suzel casou em 1969 com o ex-prefeito Mansueto Serafini Filho, com quem teve dois filhos: o jornalista Márcio Serafini e André, que era autista e morreu em 1999, aos 20 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Suzel teve intensa participação comunitária nos bairros de Caxias do Sul. Nos anos 70, como primeira-dama, coordenou uma equipe de mulheres, visando praticamente todo o interior, e participou das atividades dos clubes de mães na cidade. Também promoveu cursos e feiras, unindo bairros e a comunidade. Participou da fundação de inúmeras creches e clubes de mães, auxiliando os mais necessitados da cidade.

Ainda realizou seminários, cursos, campanhas filantrópicas, atividades culturais e sociais, como a Oficina da Mulher com a finalidade de dar uma profissão às mulheres mais necessitadas. Durante esse período, recebeu diversos diplomas e troféus, entre os quais, o Troféu Caxias 116 em Assistência Social e o Troféu Imagem News em Liderança Feminina. Suzel morreu no dia 6 de agosto de 2000, vítima de leucemia deixando, um exemplo a ser seguido em benefício das pessoas que mais precisavam.

O PL também salienta que a Escola de Educação Infantil localizada na Rua Joaquim Longo, nº 100, esquina com a Rua Marieli Cardoso de Oliveira, Bairro De Zorzi, Loteamento Campos da Serra, é uma reivindicação antiga daquela comunidade. A nova escola contará com cinco salas para atender berçário e pré-escola. O projeto segue o padrão do governo federal, com um prédio de 775 m² e capacidade para 84 crianças por turno. O pleno atendimento está previsto para 2023.

O projeto também revoga a lei nº 6.142, de 10 de dezembro de 2003, que denominava Casa de Passagem Novos Horizontes Suzel Serafini, visto que atualmente trata-se de um espaço mantido em parceria com a entidade Mão Amiga, denominado Casa São Francisco.

03/11/2022 - 13:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo