Voltar para a tela anterior.

Semana da Mulher na Política inicia-se com painel sobre a participação feminina

O encontro abordou a trajetória das vereadoras integrantes da PEM


A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) discutiu, na tarde desta terça-feira (1º/11), a participação da mulher na política. O evento ocorreu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal. A ação faz parte da abertura da Semana da Mulher na Política, instituída na lei 8.786/2022, pela então vereadora Rose Frigeri/PT, que abordou os baixos números da participação da mulher na política brasileira, tornando o país o 142º no ranking que reúne mais de 190 países.

A vereadora suplente também falou sobre os tipos de violência contra a mulher no meio. “As discussões de conscientização são válidas, mas não são tudo. Precisamos de condição para atuar na política. A violência política é presente e constante, sutilmente ou escancaradamente”, salientou.

Segundo a vereadora titular da PEM, Estela Balardin/PT, que presidiu os trabalhos de hoje, as ações desta terça procuram iniciar uma Semana que é de extrema importância na cidade e defende a luta das mulheres na sociedade. Além da procuradora, o primeiro encontro reuniu as vereadoras que compõem a PEM, Marisol Santos/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB e Rose Frigeri/PT, e a professora Aline Passuelo, que participou remotamente.

Com o intuito de valorizar as presenças das parlamentares no encontro, buscou-se apresentar a trajetória e participação política de cada integrante. A procuradora Estela destacou a baixa representatividade que ainda se encontra no meio. “Temos 52,35% do eleitorado brasileiro formado por mulheres, porém, nos espaços de poder e decisão esse número é muito inferior”, disse a vereadora que ainda ressaltou seu caminho no campo político: “Com 15 anos eu já me envolvia minimamente na política estudantil. Me tornei a vereadora mais jovem da história da cidade e, continuamente, sigo na luta por toda representatividade que merecemos, da juventude e da mulher”.

Durante a reunião, a vereadora Tatiane Frizzo lembrou dos projetos de sua autoria propostos na Câmara. “O primeiro projeto de lei que protocolei como vereadora foi sobre a proteção das mulheres e crianças em situação de violência doméstica. O Agosto Lilás também foi protocolado por mim, mostrando um pouco da minha preocupação como legisladora e representante da causa”. A vereadora ainda reforçou a importância dessas ações como atos de fortalecimento feminino na política. “É um orgulho compor a PEM. É orgulho para mim fazer parte da maior bancada feminina da história da Câmara”, finalizou.

A vereadora Marisol Santos falou sobre a importância da referência feminina. “A minha participação e ingresso na política vem mesmo antes da política partidária, minha luta existe há anos. A estrutura política para a mulher é infinitamente mais desafiadora e precária, no entanto, o caminho que percorremos tem de servir de inspiração para outras mulheres”, disse.

O evento ainda contou com a participação da professora Aline Passuelo, que abordou as questões sociológicas da política como espaço inclusivo para a mulher. Aline ainda destacou a importância da Procuradoria nas ações do Legislativo caxiense. “É especial ver cinco vereadoras, de partidos diferentes entre si, construindo em conjunto um trabalho de cidadania. É um trabalho que valoriza, reconhece e fortalece a imagem da mulher na cidade” enfatizou.

O evento fez parte da programação da Semana da Mulher na Câmara Municipal, que ainda prevê uma roda de conversa sobre a mulher na política e uma palestra sobre a violência política contra as mulheres no Brasil. Fazem parte da Procuradoria Especial da Mulher as vereadoras Denise Pessôa/PT, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

01/11/2022 - 18:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo