Voltar para a tela anterior.

Semana do Lixo Zero entra para o Calendário Oficial do Município

A proposta é de autoria do vereador Rafael Bueno/PDT e segue para a sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB


O projeto de lei 130/2022 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (01/11). O documento, de autoria do vereador Rafael Bueno/PDT, institui a Semana do Lixo Zero no calendário oficial de Caxias do Sul. Agora, a proposta segue para a sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

A matéria ressalta o papel do município como precursor em soluções para tratamento dos resíduos e referência nacional na implantação dos contêineres e da coleta mecanizada. “Queremos estar novamente à frente, com iniciativas e apoio a ações que visem à melhoria na qualidade de vida da nossa população. É do que trata esta proposição. É o objetivo da inserção da Semana Lixo Zero no calendário oficial da nossa cidade”, destaca o autor, no texto. Além disso, ele reforça a necessidade de promover novas soluções na área, com o intuito de reduzir o volume do lixo gerado na cidade e de ampliar ações voltadas à reciclagem e à educação ambiental.

O projeto ainda levanta dados sobre a coleta de resíduos seletivos em Caxias, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Também reforça o conceito de lixo zero como meta econômica e eficiente que busca o máximo aproveitamento e o encaminhamento correto de resíduos recicláveis e orgânicos nas cidades. Assim, a iniciativa tem como propósito o fim do encaminhamento desses materiais para aterros sanitários ou para incineração, tendo como consequência direta a redução do custo da coleta seletiva.

O evento Semana Lixo Zero já ocorre anualmente, na última semana de outubro, de forma simultânea, em mais de 120 cidades brasileiras. É organizado por voluntários locais, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil e com a participação de empresas, entidades, organizações, órgãos públicos e população em geral. Em Caxias do Sul, o evento tem histórico desde 2020, com organização por parte do Coletivo Lixo Zero Caxias do Sul, um grupo formado por 15 voluntários. Nessa primeira edição de 2020, foram mais de 97 ações cadastradas, impactando mais de 60 mil pessoas que acompanharam as atividades.

01/11/2022 - 09:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo