Voltar para a tela anterior.

Relatório do Câmara Vai aos Bairros no Santa Fé e em Fazenda Souza já está na prefeitura

O documento foi repassado ao chefe do Executivo, Adiló Didomenico/PSDB, pela presidenta Denise Pessôa/PT e pelos vereadores Clóvis Xuxa/PTB, Velocino Uez/PTB e Zé Dambros/PSB


Os relatórios das edições do projeto Câmara Vai aos Bairros 2022 que ocorreram nas regiões Santa Fé e Fazenda Souza chegaram às mãos do prefeito Adiló Didomenico/PSDB, na tarde desta terça-feira (25/10). O documento foi entregue pela presidenta do Legislativo, parlamentar Denise Pessôa/PT, e pelos vereadores Clóvis Xuxa/PTB, Velocino Uez/PTB e Zé Dambros/PSB. Também acompanharam o ato a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, o diretor-geral da Câmara, Ricardo Barazzetti, o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter, o presidente da Associações de Moradores (Amob) do Loteamento Brandalise, Homero Ramos, e integrantes das diretorias da UAB.

“Novamente, agradecemos por nos receberem aqui na prefeitura. Trouxemos várias demandas, principalmente da região do Santa Fé. Muitas dizem respeito à área da saúde, mas também há reivindicações para a retomada do Quartel da Zona Norte e para a construção de uma capela mortuária”, listou a presidenta Denise. A parlamentar adiantou que a próxima edição do projeto abrangerá a região central e acontece no dia 17 de novembro, às 19h, na Casa da Cultura.

À frente da Amob Brandalise, Homero Ramos pediu a palavra para solicitar ao prefeito melhorias na parte de manutenção do loteamento e a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Atualmente, os moradores utilizam a UBS do bairro São José, a qual, segundo o líder comunitário, não comportaria o aumento no número de atendimentos.  

Ao todo, os dois relatórios repassados ao prefeito contabilizam 162 itens (108 da região Santa Fé e 54 de Fazenda Souza e demais localidades do interior), a maioria solicitações de serviços, obras e melhoria no atendimento em diferentes áreas do município.

“Recebemos as demandas e várias já estão começando a ser atendidas, como a do Quartel da Zona Norte. Queremos fazer o melhor pela cidade, mas é preciso recurso. Os secretários já estão cortando os gastos, mas precisarão cortar ainda mais para 2023. Esperamos que a reforma da previdência (do município) passe”, disse o prefeito, cogitando dificuldade no pagamento do salário dos servidores, se as mudanças, cujo projeto será detalhado nesta quarta-feira (26/10), não forem aprovadas.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a UAB. Para este ano de 2022, ficaram definidas nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Já ocorreram sete, faltando apenas duas: 17/11 (Centro) e 1º/12 (na UAB).

A proposta existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A intenção é também esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além de explicar as diferenças e as responsabilidades de cada poder constituído.

25/10/2022 - 18:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo