Voltar para a tela anterior.

Câmara aprecia revogação da extinção do cargo de taquígrafos

O texto de autoria coletiva retornará ao plenário para votação final


Os vereadores caxienses discutiram, na manhã desta terça-feira (25/10), a revogação da extinção do cargo de taquígrafo na Câmara Municipal de Caxias do Sul (CMCS). O projeto de lei 133/2022 é de autoria coletiva e voltará a ser discutido e votado em nova sessão. Segundo os autores, em 2019, foi aprovado um projeto de lei que colocou em extinção o cargo de taquígrafo no âmbito do Legislativo Caxiense, entretanto, em nenhum momento, naquela proposta, ou até posteriormente, foi informado de que maneira os serviços teriam prosseguimento.

O atual projeto tem como objetivo restaurar a devida continuidade do registro das sessões plenárias por taquígrafos capacitados e experientes na interpretação e retextualização do discurso parlamentar. Com isso, acrescenta o projeto, assegura-se a manutenção da transparência e da memória legislativa caxiense para que gerações, atuais e futuras, possam ter acesso ao que transcorreu no Parlamento Municipal.

Assinam a autoria do projeto os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Renato Oliveira/PcdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Sandro Fantinel/PATRIOTA e Velocino Uez/PTB.

Saiba mais:
O Setor de Registro Taquigráfico na CMCS é composto por cinco taquígrafos concursados. Servidores que, ao longo dos anos, se profissionalizaram e treinaram para captar e perceber todos os detalhes que um discurso parlamentar apresenta. Também logram de fé pública para a execução da atividade, dando autenticidade aos documentos produzidos.

25/10/2022 - 15:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gabriel Lain - MTE 14.885

Ir para o topo