Voltar para a tela anterior.

Sindicato dos Professores receberá Prêmio Caxias nesta quarta-feira

Proposta é do vereador Lucas Caregnato/PT e celebra os 36 anos da entidade


Na noite desta quarta-feira (26/10), às 19h, o Sindicato dos Professores de Caxias do Sul (Sinpro) receberá o Prêmio Caxias em homenagem aos seus 36 anos de serviço. A proposta foi feita pelo vereador Lucas Caregnato/PT e será entregue na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti, o plenário do Legislativo.

O Sinpro foi fundado em 10 de dezembro de 1986, após oito anos de mobilização, e durante 50 anos, o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) foi a única representante da categoria no estado. Em 1979, inspirados pela mobilização dos colegas da rede estadual que fizeram sua primeira greve naquele ano, o grupo criou a Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul (Aducs), com o objetivo de vir a constituir um sindicato.

Em abril de 1983, após inúmeros movimentos sindicais, o processo solicitando a criação do sindicato foi enviado para Brasília, mas retornou indeferido em novembro de 1984. Em 29 de junho de 1985, criaram a Associação Profissional dos Professores de Caxias do Sul, em assembleia geral na sede dos Sindicatos Reunidos. Foram aprovados os estatutos e eleita a diretoria e o conselho fiscal. Em 14 de novembro do mesmo ano, um novo processo para constituição do Sinpro/Caxias foi encaminhado.

Dentre as lutas do Sindicato destaca-se a defesa do patrimônio de direitos da categoria e ampliação de direitos. Anualmente são realizadas negociações coletivas com os sindicatos patronais que representam as instituições de ensino e acordos específicos em instituições.

Atualmente, o Sinpro Caxias representa mais de 2.300 professores e conta com mais de 600 associados. Eles são beneficiados com assessoria jurídica, atividades de formação e confraternização, biblioteca, descontos em estabelecimentos comerciais e de serviços, descontos em eventos de educação e cultura. Conta com uma sede própria, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, n.°81, salas 901 e 902, espaço que atende professores, realiza ações de fiscalização como as homologações de rescisões contratuais e sedia as reuniões de diretoria.

25/10/2022 - 13:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo