Voltar para a tela anterior.

Rosa é o tom na Câmara Municipal nesta semana, em prevenção ao câncer de mama

Nesta terça-feira (18/10), durante e após a sessão, legisladores, funcionários e estagiários vestiram roupas na cor que é símbolo da campanha de combate à doença no país e no mundo


Parlamentares, servidores e estagiários da Câmara caxiense vestiram roupas e adereços na cor rosa, nesta terça-feira (18/10), em adesão à luta contra o câncer de mama. Após a sessão, o grupo se colocou em frente ao prédio legislativo para uma foto, simbolizando a mobilização no combate à doença que, a cada ano, no país, atinge 66 mil mulheres, conforme informa o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

No comando da Câmara, a presidenta Denise Pessôa/PT ressalta a importância da prevenção e de políticas públicas que estimulem os cuidados para com a saúde da mulher. “Temos que ter uma estrutura de saúde pública que favoreça e facilite o dia a dia das mulheres, principalmente quando nos referimos aos exames regulares e às orientações para se prevenir o câncer. Ao mesmo tempo, o atendimento a quem tem a doença precisa ser ágil e acolhedor”, defende a parlamentar.

De acordo com a primeira vice-presidente da Casa, vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, o Outubro Rosa serve também para reforçar a autoestima. “É uma data muito importante para a gente falar sobre a saúde da mulher. Se cuide, se toque e faça os exames regularmente. O melhor caminho é sempre a prevenção”, aconselha ela.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. Na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, no período 2016-2020, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,3% do total. Esse padrão é semelhante para as regiões brasileiras, com exceção da região Norte, onde os óbitos por câncer de mama ocupam o segundo lugar, com 13,6%.

Os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram os do Sudeste (17,2%) e Centro-Oeste (16,8%), seguidos pelo Nordeste (15,6%) e Sul (15,5%) (INCA, 2022). A mortalidade por câncer de mama aumenta progressivamente conforme a faixa etária.

18/10/2022 - 17:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo