Voltar para a tela anterior.

Frente de Combate às Intolerâncias debate desafios encontrados pela insegurança alimentar em Caxias do Sul

Tema poderá ter uma frente específica para discutir ações na Câmara Municipal


Na noite desta segunda-feira (17/10), a Frente Parlamentar de Combate às Intolerâncias Raciais, Religiosas, de Gênero e de Orientação Sexual realizou uma reunião pública, no plenário do Legislativo, para discutir sobre a insegurança alimentar em Caxias do Sul. O encontro foi comandado pelo vereador-presidente da FP, Lucas Caregnato/PT. Reunidos no Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, a ação debateu sobre a evolução da fome e as consequências da ausência de políticas públicas acerca desse tema.

O parlamentar conduziu a reunião cobrando ações mais efetivas do Poder Executivo para tratar do assunto, além de enfatizar sobre como a insegurança alimentar não é vista como alvo de investimento. “Estamos na segunda maior cidade do Estado e o número de pessoas que vivem em vulnerabilidade alimentar é cada vez maior. Devemos pensar em novas ações que priorizem essa temática. São mais de 38 mil pessoas na cidade nessa condição, estando na classificação da extrema pobreza e pobreza. Não podemos tapar os olhos para a realidade” salientou Lucas.

O encontro ainda teve a participação do Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Marcos Regelin, que apresentou proposições e iniciativas que busquem atuar em âmbito público, a fim de diminuir as consequências que a insegurança alimentar despeja na população de Caxias. “Buscamos o apoio aqui para que pudéssemos tornar público as dificuldades que encontramos no meio rural e urbano da fome. Não temos mais como omitir essa situação, a fome tem pressa. Precisamos de mais incentivo público ao agricultor e à agricultura familiar e assim fortalecer as políticas de segurança alimentar e nutricional”, disse.

Em representação do Poder Executivo, o secretário da agricultura, Rudimar Menegotto, ressaltou o esforço da prefeitura no enfrentamento das consequências da insegurança alimentar. “Precisamos de mais recurso e programas para atender as demandas da insegurança alimentar. São quase quatro anos do município bancado por conta própria os programas públicos municipais, desde quando deixamos de contar com o incentivo federal. Isso faz falta a todos” disse o titular da pasta.

O debate ainda teve a participação da coordenadora do Banco de Alimentos, Cristina Gregoletto. Em sua representação, a servidora questionou e abordou a evolução da fome no país, desencadeando nas ações municipais. Dados que sintetizam as consequências da falta de ações públicas acerca da temática foram apresentados no Plenário. “Segurança alimentar não é só fome, mas talvez essa seja nossa principal dor tratando do assunto. A herança da fome é vista com crueldade nas famílias. Pessoas deixam de estudar para tentar contribuir na renda familiar para comprar comida. É uma dinâmica desumana. A região sul/sudeste tem o maior aumento percentual de pessoas em estado de insegurança alimentar grave e moderada no país. Desde 2020, entramos no mapa da fome do Brasil”, destacou Cristina que ainda falou sobre o cenário em Caxias do Sul: são mais de 26 mil pessoas vivem com renda mensal per capita de até R$ 105,00, estando assim, em estado de extrema pobreza. Isso explica um pouco a evolução da fome e a insegurança alimentar que transtorna a nossa população”.

Sob pretexto das necessidades e demandas do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, em conjunto com o Banco de Alimentos, a Frente encaminhou novas ações práticas para continuar visando o tema como algo prioritário no município. De acordo com o vereador Lucas, a proposição de uma nova Frente Parlamentar sobre a insegurança alimentar e agricultura familiar será discutida na Casa. Além disso, o vereador propôs a realização de uma Tribuna Livre no Legislativo, a fim de apresentar e ressaltar os dados e proposições expostos no encontro desta segunda-feira, aos demais parlamentares da Casa.

18/10/2022 - 16:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo