Voltar para a tela anterior.

Capoeira deverá ser declarada manifestação cultural de Caxias do Sul

O projeto de lei, assinado pelo vereador Lucas Caregnato/PT, segue para a sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (18/10), os vereadores acolheram o projeto de lei nº 47/2022, de autoria do parlamentar Lucas Caregnato/PT, que reconhece a capoeira como manifestação cultura de Caxias do Sul. O documento segue para a sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

No texto, o proponente afirma que os bens de natureza imaterial constituem o Patrimônio Cultural do município por serem portadores de referência à história, à identidade e à ação dos diferentes grupos que compõem a sociedade caxiense. Dessa maneira, deveria ser de interesse de todos preservar e protegê-los. Além disso, sobre a capoeira, Caregnato pontua que é um esporte difundido no Brasil e no mundo.

A matéria lembra que a capoeira é relevante para a história da resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão, com estratégias de sobrevivência e desenvolvimento cultural e artístico na música, na dança, nas artes plásticas, na literatura, no cinema e no teatro.

Ademais, a proposta reforça que o objetivo é demonstrar a grande relevância do reconhecimento do patrimônio cultural afro-brasileiro enquanto matriz formadora da nacionalidade e da identidade brasileira. Nesse sentido, o vereador considera necessária a afinação do registro da capoeira com as diretrizes traçadas pelas políticas públicas.

Durante a defesa do projeto, o parlamentar reforçou que o esporte é praticado há muito tempo na cidade, tanto por homens quanto por mulheres. O petista ainda lembrou de diversos nomes de mestres e professores da capoeira. “Em tempos de racismo, de intolerância, a capoeira se mostra como um ato de resistência na sociedade brasileira”, considerou.  

18/10/2022 - 13:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo