Voltar para a tela anterior.

Moção de apoio à inserção de psicólogas na Delegacia Especial da Mulher é aprovado

O documento tem o objetivo de reconhecer a importância e necessidade de psicólogas atuando no atendimento de vítimas de violência contra a mulher


Foi aprovada por unanimidade a Moção de Apoio à inserção da profissional psicóloga para atuação na Delegacia Especial da Mulher no município de Caxias do Sul. A moção n° 14/2022, de autoria da vereadora Estela Balardin/PT, presidente da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), reconhece a importância e necessidade de psicólogas atuando na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Ela justifica que tratarem-se de profissionais com escuta sensível e especializada, promovendo uma análise situacional no que se refere aos efeitos relacionados aos casos de violência de quem busca pelo atendimento.

Durante a argumentação a vereadora Estela ressaltou a importância do tratamento psicológico no atendimento às vítimas de violência doméstica. “A delegada da delegacia nos procurou para que nós pudéssemos fazer algo e demonstrar apoio a necessidade destas profissionais na delegacia especial da mulher” comentou a parlamentar.

Segundo o documento uma das manifestações da violência contra a mulher é a psicológica, onde a mulher tem sua autoestima afetada por agressões verbais constantes, ameaças, insultos, comparações, manipulações, humilhações e ironias. Geralmente é proibida de se expressar, de estudar, de sair de casa, de trabalhar, de escolher o que vestir, de manter outras relações. Essa forma de violência é em geral mais sutil e portanto difícil de ser identificada como violência pela vítima, porém, amplamente danosa, enfraquece a capacidade de reagir às agressões, tornando a vítima cada vez mais vulnerável ao ciclo da violência.

Para além de atendimento humanizado, diferenciado e singular às vítimas de violência, a profissional psicóloga irá contribuir para a adesão aos encaminhamentos propostos pelo acolhimento, orientação e trabalho em rede. Ainda, poderá encontrar espaço proveitoso para atuação e intervenções possíveis junto aos homens e também junto aos profissionais que atuam na DEAM e, contribuir para a elaboração de documentos específicos fundamentados tecnicamente e com o rigor ético que a categoria preconiza.

A manifestação requer que a moção seja enviada ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Ranolfo Vieira Júnior e ao Secretário Estadual da Segurança Pública, Cel. Vanius César Santarosa.

22/09/2022 - 10:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo