Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas recebe apoio do prefeito de Farroupilha

Grupo de vereadores buscou auxílio para implantação do Centro de Autismo da UCS


A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal de Caxias do Sul esteve no Centro Administrativo de Farroupilha, nesta quarta-feira (21/09). A visita ao município vizinho teve como objetivo buscar ajuda para a implantação do Centro Interdisciplinar para Autistas da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A comitiva caxiense, que contou com a participação da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, atual presidente da Frente, e do vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, foi recepcionada pelo chefe do executivo farroupilhense, Fabiano Feltrin. Os parlamentares de Caxias do Sul foram acompanhados da assessora do vereador Alexandre Bortoluz/PP, Cristiane dos Passos Esteves.

Além do apoio institucional, o prefeito se colocou à disposição, como voluntário, por meio de ações sociais, para arrecadação de recursos para a implantação do projeto da UCS. Feltrin ainda destacou que uma das viabilidades para auxiliar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a contratação de serviços, por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga).

“Tudo que for beneficente, que a gente possa ajudar as pessoas, sou voluntário. A partir deste momento, sou um voluntário de vocês, em prol dos autistas. A minha sugestão é fazermos um encontro com a UCS, para nos unirmos nesse propósito. Uma das possibilidades para auxiliar as demandas das pessoas com TEA é contratar serviços de cuidadoria, por exemplo, via Cisga, com segurança jurídica,” pontuou.

Após receber o anúncio do apoio do chefe do executivo, a presidente da Frente Parlamentar agradeceu o auxílio e apresentou a campanha institucional “TEAbraça” da Câmara de Vereadores, que incentiva à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Na oportunidade, a vereadora entregou alguns cartazes para o prefeito. Tatiane Frizzo também salientou que é importante a formação sobre autismo na rede de ensino e de saúde, para qualificar os serviços ofertados para a comunidade TEA.

“Uma das funções fundamentais da carteirinha é garantir direitos dos autistas. O documento é uma fonte para levantamento de dados e possibilita mais políticas públicas para pessoas com TEA. Também temos a intenção, por meio da UCS, de criar um espaço de atendimento ao público autista, de todas as idades. A universidade já possui o local e corpo técnico. Estamos em busca de recursos e apoios para auxiliar na adaptação do prédio”, destacou a vereadora.

O espaço previsto para abrigar o Centro Interdisciplinar para Autistas da UCS fica na rua Travessão Solferino, local que pertencia ao TecnoUCS. A expectativa é que o projeto contemple 15 cursos da instituição de ensino, com possibilidade de trabalho com 20 tipos de atendimentos para pessoas com TEA, além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica sobre autismo.

O projeto de execução está sendo desenvolvido pela UCS, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas.

Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores: Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

TEXTO: Douglas Barreto

21/09/2022 - 15:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo