Voltar para a tela anterior.

Irmã Celsa Zucco pode ganhar o título de Cidadã Caxiense

A sacerdotisa e diretora do Centro de Atendimento ao Migrante é natural de Farroupilha


A entrega do Título de Cidadã Caxiense para a Irmã Celsa Zucco foi debatida durante a sessão ordinária desta quinta-feira (08/09). A sacerdotisa e diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) é natural de Farroupilha. O projeto de decreto legislativo 12/2022, que contém substitutivo 1/2022, para adequação de normas legislativas, deve voltar à pauta, para segunda discussão e votação. A iniciativa foi idealizada pelo vereador Lucas Caregnato/PT e conta com as assinaturas de outros 21 parlamentares da Casa.

Irmã Celsa nasceu em 19 de setembro de 1946, filha de Genoino e Elida Zucco, vem de uma família pequena e de origem italiana. Foi criada na localidade de Caravaggio, onde iniciou seus estudos na Escola Nossa Senhora de Caravaggio, instituição que a guiou para o caminho em prol da comunidade e a fez seguir para a Universidade Católica de Pelotas, no Sul do estado, para cursar Serviços Sociais.

Aos 23 anos, ingressou no Postulantado, no Instituto São Carlos, em Caxias do Sul, e continuou fazendo Noviciado e Profissão Perpétua. Em sua vida religiosa, celebrou 25 anos e 50 anos de Vida Consagrada na Congregação das Missionárias de São Carlos Scalabrinianas.

Nos estudos, a religiosa tem especialização em Educação Popular, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo; Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal e Universidade Lutera do Brasil (ULBRA), em Canoas RS; Administração Hospitalar, pela Associação dos Hospitais do RS e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre RS. Acumula diversos cursos de extensão em Migração e Refúgio, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além disso, foi professora, coordenadora, secretária de diversos órgão e intuições de Caxias do Sul.

Atualmente, dedica seu tempo profissional ao Centro de Atenção ao Migrante (CAM), que beneficia 57 municípios da Serra gaúcha. A entidade de responsabilidade social integra a Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas.

08/09/2022 - 12:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo