Voltar para a tela anterior.

Legislativo entrega Prêmio Caxias à Varsóvia Educação e Cultura

Honraria foi entregue durante evento cultural ocorrido em Forqueta


A produtora Varsóvia Educação e Cultura recebeu na tarde deste domingo (04/09), o Prêmio Caxias do Sul do Legislativo caxiense. A indicação foi feita pela vereadora Gladis Frizzo/MDB e a honraria foi entregue durante filó cultural ocorrido no Salão Paroquial de Forqueta.

Com 10 anos de atuação na comunidade, a Varsóvia tem no seu currículo a realização de festivais, mostras e projetos envolvendo todas os segmentos culturais, com atuação nos mais diversos locais, entidades e instituições da cidade, sempre com um olhar sensível e atento para as áreas sociais, educativas, de manutenção, preservação e divulgação do patrimônio cultural e histórico local. A produtora também possui dezenas de documentários e vídeoclipes (inclusive alguns premiados) e a realização de cursos e oficinas voltados a formação de gestores culturais, história do cinema e história da arte (projeto acessível em libras).

Estavam também presentes no evento o subprefeito de Forqueta, David Ilha que representava o executivo, a diretora do Sistema Fecomércio Sesc Caxias do Sul, Luciana Stello, o presidente da Associação Cultural Paralela, Leonardo Ferrolho, a promotora de cultura da Fundação Marcopolo, Daiane Luza, a coordenadora do Ponto de Cultura Costurando Sonhos, Sandra Bonetto,além de parceiros, amigos e pessoas que foram beneficiadas pelas ações da produtora. A animação ficou por conta dos grupos Felice Personne, Nani e Família Girelli.

Antes de entregar a honraria, a vereadora Gladis destacou a importância do trabalho da Varsóvia e da cadeia produtiva cultural. “Uma cidade sem arte, educação e cultura pelas esquinas, nos parques, nos centros comunitários, nas escolas, nas paradas de ônibus, onde circulam potências de vida, caminha sob escombros e guia-se sob a batuta da escuridão. Parabéns por esses 10 anos de fomento a cultura em Caxias, desde o bucólico interior de Caxias ao centro que fervilha todos os dias. A arte se faz presente pelas ações da Varsóvia. É uma honra entregar o Prêmio Caxias para uma entidade que faz arte para o povo caxiense! Que vocês sigam colocando a arte a serviço da vida”.

O troféu foi recebido pelo produtor cultural, músico, cineasta e entusiasta do setor artístico local, Robinson Cabral. Ele agradeceu o reconhecimento e destacou a importância de ocupar a vida das pessoas com arte.“A gente fica muito agradecido em receber uma homenagem como essa, mas o verdadeiro protagonista é a cultura, especialmente a cultura essencial que é a feita por pessoas aqui de Forqueta e de tantos lugares que a gente circula pela cidade. Nossa missão desde o início é produzir e realizar eventos culturais, utilizando a arte como ferramenta cidadã de transformação humana, promovendo a descentralização e a democratização do acesso à cultura e a ocupação do espaço público”.

 

O prêmio Caxias do Sul

O Prêmio Caxias do Sul foi instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Francisco de Assis Spiandorello e Getulio Demori. Cada parlamentar da Casa pode fazer uma indicação por ano, acompanhada de justificativa, para outorga do prêmio. É vedada a indicação de nomes já contemplados com a distinção. Essa honraria é outorgada a pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.

05/09/2022 - 13:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo