Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense concede Selo Empresa Inclusiva

A homenagem foi destinada à Corensa e à Sul Corte e tem como objetivo destacar o empenho dos negócios na inclusão de pessoas com deficiência


As empresas Corensa Indústria e Comércio de Confecções e Sul Corte Importadora de Ferramentas receberam, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24/08), o Selo Empresa Inclusiva. A homenagem, de autoria coletiva, visa destacar o empenho dos negócios na inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários.

A vereadora Estela Balardin/PT apresentou os dados brasileiros referentes às pessoas com deficiência (PcD) levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho. Reforçou que a inserção de pessoas com deficiência nos ambientes corporativos impacta positivamente na saúde e no ambiente organizacional, já que desenvolve habilidades de resolução de conflitos por parte dos líderes e aumenta a motivação dos colaboradores.

Enfatizou os benefícios que as empresas têm ao incluir um PcD nos grupos de trabalho. Sendo eles o reforço à tolerância, a melhora na cultura de inovação e o impacto nos diversos setores de mercado. “Não basta apenas uma política de contratação de minorias. É preciso que elas sejam recebidas pela empresa e acolhidas conforme o que precisam para realmente serem incluídas na sociedade de forma justa”, afirmou a parlamentar.

Vanessa Furtado, psicóloga e representante da empresa Corensa (Di Corpo – Moda Fitness), salientou que foi necessário fazer movimentos importantes na empresa, que começou a incluir pessoas com deficiência no seu grupo de funcionário em 2022 e conta com oito deficientes intelectuais e dois que possuem deficiência física. Destacou que o desafio foi grande, mas que os resultados compensaram.

Informou que a empresa avalia os colaboradores dentro das suas habilidades, através de proposição de desafios e oferecimento de oportunidades e experimentação. “Sabemos que as pessoas com deficiência precisam ter a oportunidade de serem inseridas nos mais diversos espaços e nós abrimos as portas e buscamos realmente fazer a inclusão”, declarou a psicóloga. 

Paulo Spanholi, sócio-diretor da Sul Corte, reforçou o trabalho da empresa para incluir as minorias, enfrentar os desafios e atender as demandas que são apresentadas pelas pessoas com deficiência. “Os governos não conseguem fazer tudo e, por isso, nós, empresários, devemos desempenhar este papel pela inclusão das pessoas nos nossos grupos de trabalho”, reforçou o empresário. 

O requerimento que indicou os nomes dos homenageados foi aprovado no dia 2 de agosto, pela unanimidade dos parlamentares, e informa que a honraria foi instituída pelo decreto legislativo 283/A, de 22 de maio de 2012, a partir da iniciativa da vereadora Denise Pessôa/PT. Comunica ainda que o prêmio é entregue, anualmente, e que as empresas que são celebradas são indicações feitas pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, presidida pelo vereador Juliano Valim/PSD em 2022.

O grupo que seleciona os homenageados é composto ainda pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

 

24/08/2022 - 13:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo