Voltar para a tela anterior.

Oficialização do Dia Municipal do Samba é aprovada pelo Parlamento

Maioria do plenário (19X3) foi favorável, nesta terça-feira (16/08), à medida do vereador Lucas Caregnato/PT, que precisa agora da sanção do prefeito para se tornar lei


Instituir no calendário oficial o Dia Municipal do Samba é o objetivo do substitutivo contido no projeto de lei 143/2021, aprovado por maioria (19X3), na manhã desta terça-feira (16/08). De autoria do vereador Lucas Caregnato/PT, a matéria prevê que a comemoração, alusiva ao gênero musical brasileiro que se originou entre comunidades afro-brasileiras no início do século XX, seja realizada no dia 2 de dezembro de cada ano.

Segundo a proposição, a data escolhida remete ao I Congresso Nacional do Samba, realizado no Palácio Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro de 1962. O autor reforça que oficializar a data valoriza a manifestação cultural e os sambistas locais.

Dentre as atividades, o PL estipula que a Câmara Municipal reserve em seu calendário anual ao menos duas datas, no plenário da Casa, para promoção de iniciativas inerentes ao Dia Municipal do Samba. Ainda autoriza o município a divulgar e fomentar as escolas e os redutos tradicionais do samba na cidade a desenvolverem ações inspiradas no projeto.

Durante a discussão da medida, Lucas lembrou também da importância das escolas de samba e da geração de emprego e renda advinda do estilo musical. “O samba tem servido para agregar as pessoas, num resgate indenitário do povo negro. Traz pautas importantes para a sociedade brasileira. O samba é um ato político também”, refletiu o petista que, em seguida, elencou nomes históricos do gênero, como Martinho da Vila e Dona Ivone Lara.

De acordo com o parlamentar, que é historiador, há relatos da prática do samba em Caxias do Sul a partir da década de 1920 e, na década seguinte, do primeiro desfile de uma escola de samba. Os colegas vereadores Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB e Rafael Bueno/PDT também contribuíram em manifestações. “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça, ou doente do pé”, brincou a emedebista, recitando trecho de música do compositor Dorival Caymmi.

Deliberação sobre o Substitutivo 1/2022 ao Projeto de Lei 143/2021 (19x3)

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Não

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Presente

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO MARCON PODE Não

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Não

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

SANDRO FANTINEL PATRI Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

16/08/2022 - 13:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo