Voltar para a tela anterior.

Sandra Bonetto convida para conhecer as belezas de Forqueta

Da tribuna caxiense, a coordenadora-geral do Ponto de Cultura Costurando Sonhos chamou a comunidade a experimentar a gastronomia, a arte e a cultura da localidade, que se propaga desde 1929, quando foi instalada uma cooperativa produtora de vinhos


Os encantos, a gastronomia, o cenário, a história e as memórias de Forqueta estiveram em evidência na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante a plenária desta quinta-feira (04/08). A responsável por colocar o antigo distrito e atual bairro caxiense na vitrine legislativa foi a coordenadora-geral do Ponto de Cultura Costurando Sonhos, Sandra Bonetto, que convidou a população a conferir uma semana de atividades artísticas e gastronômicas no período de 5 a 11 de agosto.

As atrações são organizadas pelo Ponto de Cultura e ocorrem em Forqueta para comemorar a origem da localidade, marcada pela fundação da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, há 93 anos. Assim, a partir de amanhã até a próxima quinta-feira (11/08), haverá atrações culturais, cinema, teatro, palestras com enólogos, dia de campo para conhecimento aos agricultores, missa, filó, entre tantas outras iniciativas.

Em espaço de líderes e com entusiasmo, a coordenadora explicou o que significa narrar a localidade que valoriza a cultura italiana e esbanja exuberância principalmente no trecho mais rural: “Falar de Forqueta é falar de memória, de cultura, de turismo, de história, de festança, de fartura, de muito trabalho e de socialização; de um lugar tido como cantinho com maior sotaque italiano de Caxias do Sul onde se ajuda e se acolhe a todo mundo”.

A gastronomia, a arte e a cultura da localidade se propagam, especialmente, desde 11 de agosto de 1929, quando produtores rurais fundaram a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a primeira desse tipo na América Latina. Hoje, o estabelecimento agrega 450 agricultores da região e, além da produção, armazena uma trajetória de sentimentos. “Suas paredes guardam anseios, segredos, sonhos e suor de nossos bisnonos, as suas crenças e vontades. Foi no esteio da cooperativa que o comércio e a indústria forquetense se desenvolveram, sustentaram famílias e abriram horizontes. Hoje, os sócios são abnegados agricultores que cultivam a terra para seu sustento e o nosso”, reforça Sandra, informando que, em Forqueta, funcionam, atualmente, 44 cantinas.

A coordenadora conta que a comunidade se orgulha de sua história, a qual pode ser conferida de perto no Complexo Cultural de Forqueta e que envolve o Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp, o Espaço Temático Felice Personne e o próprio Ponto de Cultura Costurando Sonhos. “Venham sentir o calor do coração das pessoas que recebem a todos com tanto amor e orgulho.  Ser da colônia é ter muitas histórias para contar na conversa, na cantoria, numa mesa cheia”, frisou.  Mais informações sobre a programação divulgada por Sandra podem ser obtidas em: https://bit.ly/3zZDOyp.

 

04/08/2022 - 14:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo