Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageia a Associação Educadora São Carlos

A honraria foi entregue na manhã desta quarta-feira (03/08), durante a sessão ordinária na Casa do Povo


A Associação Educadora São Carlos (AESC) recebeu, no início da sessão ordinária desta quarta-feira (03/08), a homenagem pelos 60 anos de atuação. A honraria foi entregue por iniciativa dos vereadores Felipe Gremelmaier/MDB e Zé Dambrós/PSB e recebeu aprovação unânime do Parlamento municipal. No evento de hoje, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, houve a participação dos alunos e do corpo docente do Colégio São Carlos, uma das instituições de ensino mantidas pela AESC e que é mais antigo que a própria AESC. A celebração, conduzida pela presidenta Denise Pessôa/PT, serviu como espaço de agradecimento e para contar um pouco da história da associação.  

Fundada em 1962, sob o nome de Sociedade Educadora Beneficente do Sul, a AESC teve a sua origem com a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Barromeo-Scalabrinianas. Presentes no Rio Grande do Sul desde 1915, vieram com a finalidade de atender pessoas migrantes fragilizadas.

Atualmente, a associação mantém o Colégio São Carlos, instituição que possui cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Turno Integral, Programa Bilíngue, além de inúmeras atividades extraclasse. As unidades de educação mantidas pela AESC ofertam vagas para as instituições privadas, além de bolsa de estudo integrais e parciais para alunos em condição de vulnerabilidade social.

Um dos proponentes, vereador Dambrós ressaltou a missão da associação fundada a partir no espirito solidário de Dom João Batista Scalabrini e o seu papel no município de Caxias do Sul:  “Nos mais de 80 anos de trajetória, o Colégio São Carlos se tornou referência em nossa cidade, é sinônimo de educação, de qualidade, de uma instituição que preza pelos valores morais para a construção de uma sociedade justa, solidária e sustentável”.

Em seguida, a Irmã Nadir Contini usou o espaço da tribuna para agradecer a distinção e celebrou os 60 anos da AESC, juntamente com o 25º aniversário da beatificação de Dom João Batista Scalabrini, no Ano Scalabriniano. Ela recordou a jornada do fundador e a trajetória de ajuda e solidariedade em prol da acolhida dos mais necessitados.

A religiosa também listou as entidades administradas pela associação, como colégios, hospitais e centros de acolhimentos e, em especial, o trabalho de acolhida aos imigrantes em Caxias do Sul. “O Centro de Atendimento ao Imigrante, há 38 anos, está a serviço dos imigrantes e refugiados da Serra Gaúcha na acolhida, na regularização migratória, na defesa de direitos, nos cuidados com a saúde mental, no auxílio nos meios de vida e na empregabilidade, pois é a missão das Irmãs Scalabrinianas”.

O prefeito Adilo Didomenico/PSDB parabenizou o trabalho da associação na cidade e considerou justa a homenagem da Câmara à instituição. Ele também agradeceu o acolhimento das irmãs aos que chegam à cidade, procurando uma vida melhor. Adiló, que nasceu em Marau, relatou a própria experiência, quando veio para Caxias com 17 anos. Segundo ele, chegou com uma mochila e muita esperança nas oportunidades locais. “Nós precisamos continuar com esse sentimento de acolhida, de amor e de fraternidade a essas pessoas que buscam um lugar ao sol em Caxias do Sul”, afirmou.

Os professores e os estudantes que acompanharam a solenidade também valorizaram a homenagem legislativa e elogiaram a instituição de ensino que frequentam. “Fazer parte do São Carlos é maravilhoso, um colégio voltado para a parte humana na formação dos alunos”, comenta o professor Edson Leite.  A aluna Renata Bonzanini acrescentou: “É emocionante saber que estamos fazendo parte disso. O colégio tem uma ação muito bonita e nós estamos fazendo parte dessa história”.

03/08/2022 - 11:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo