Voltar para a tela anterior.

Câmara aprova pedido de informações sobre o Quartel de Bombeiros da Zona Norte

Durante a defesa do requerimento, Dambrós informou que, segundo a prefeitura, o projeto está em fase final


Um requerimento de autoria do vereador Zé Dambrós/PSB foi aprovado durante a sessão desta terça-feira (02/08) na Câmara. O pedido de informações questiona o Poder Executivo sobre a reforma e reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte.  Entre outros questionamentos, o parlamentar quer saber se a  Secretaria de Planejamento está trabalhando na elaboração do projeto para reforma do Quartel de Bombeiros da Zona Norte; se sim, existe alguma previsão de conclusão do projeto e publicação da licitação e qual é o custo estimado para a reforma do prédio. Além disso, se na hipótese do projeto não ter avançado, o Poder Executivo já buscou alternativas concretas para reativar o Quartel de Bombeiros da Zona Norte? O parlamentar do PSB ainda quer saber se existe diálogo entre prefeitura, governo do Estado e o Comando do Corpo de Bombeiros para garantir o repasse dos recursos do Fundo Especial da Segurança - FESP para a reforma e reativação do Quartel de Bombeiros da Zona Norte, bem como a vinda de 15 soldados para complementar o efetivo no Município e em relação ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública - PISEG, o Município tem se movimentado no sentido de garantir investimentos para a reforma e reativação do Quartel de Bombeiros da Zona Norte?

Dambrós lembra ainda, que o Quartel de Bombeiros da Zona Norte, que fica na RS 453 no bairro Pôr do Sol, foi inaugurado em junho de 2011 e recebeu um investimento de R$ 550 mil provenientes do orçamento do Município e do Fundo de Reequipamento de Corpo de Bombeiros - FUNREBOM. O parlamentar lembra que  enquanto esteve em atividade o Quartel de Bombeiros da Zona Norte atendia uma população aproximada de 100 mil habitantes de 32 bairros e loteamentos da região, o que correspondia a aproximadamente 30% das ocorrências de incêndio do Município. Após cinco anos de funcionamento, o quartel foi desativado em março de 2016 pelo Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS, que justificou a decisão por falta de efetivo. 

Durante a defesa do requerimento, o parlamentar informou que conversou com o prefeito pela amanhã, que informou que o projeto para reforma do Quartel de Bombeiros da Zona Norte está em fase final. "Quem sabe nos próximos 30 dias nós tenhamos, daqui a pouco, na própria resposta, uma cópia do projeto que está sendo finalizado. Eu quero dizer que nós não vamos desistir. Nós precisamos do quartel dos bombeiros. Trago essa notícia boa que o projeto está na fase final e logo teremos os orçamentos", disse.

02/08/2022 - 10:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Gabriel Lain - MTE 14.885

Ir para o topo