Voltar para a tela anterior.

Futuro do Metaverso como investimento é pauta de reunião pública do Legislativo

Encontro reuniu diversas autoridades sobre o assunto, em um bate-papo, nesta segunda-feira


Por meio da Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados do Legislativo, na tarde desta segunda-feira (01/08), foi promovida uma reunião pública para debater sobre o Metaverso e sua expansão, no mercado para investimentos. O encontro ocorreu no plenário da Câmara e contou com a presença do presidente do grupo, vereador Maurício Scalco/NOVO, a fim de analisar o possível aproveitamento dessa ferramenta, entre os serviços ofertados pelo poder público.

Como proposta à provocação do vereador, os painelistas acreditam que o serviço público pode começar a se beneficiar deste espaço pelo atendimento, exigindo uma replicação do ambiente. De forma personalizada e prioritária, o atendimento pode ser feito dentro do Metaverso. “A identificação e ampliação de dados é mais fácil de aplicação por ali, ou seja, esse processo tradicional de atendimento não é tão eficaz quanto o potencial deste ambiente”, disse Pedro Bocchese, representante da Núcleo Sistemas.

A reunião foi realizada em formato de bate-papo e reuniu quatro painelistas para discorrer sobre o futuro do Metaverso, sendo eles: Nathália Martins – advogada e empresária; André Tessari – engenheiro e empresário; Pablo Perez – advogado e professor; e Pedro Bocchese – professor e empresário. Mediado pelo advogado especializado em Direito Digital e Proteção de Dados, Rapahel Di Tomasso, os temas mais abordados foram as visões acerca do Metaverso dentro do fator humano, sobre o ciberespaço como negócio, sobre a regulamentação, oportunidade de investimentos e empreendimento.

Dentre as diversas aproximações da temática, o Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul e professor de Direito Empresarial e Societário dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade de Caxias do Sul – UCS, Pablo Pérez, destacou o Metaverso como um negócio em crescente expansão. “É algo disruptivo entre humano e virtual. O Metaverso é um negócio que já movimento bilhões de dólares por ano”, ressaltou o professor que ainda apresentou recentes dados da consultoria global McKinsey sobre o assunto: “A McKinsey estima que o Metaverso seja um mercado de US$ 5 trilhões até 2030.  O Brasil é um país continental e tornar esse tipo de investimento acessível, é essencial para o crescimento”, finalizou.

André Tessari, Engenheiro formado na UFRGS, Empresário, sócio-diretor da Meta4Chain Soluções para Metaverso e da BRAVE Aeronaves Compartilhadas, entende o espaço como uma oportunidade de investimento acima de tudo: “O Metaverso tem uma característica de desmaterialização e descentralização das coisas. Também pode ser vista como uma aproximação, e é isso o que pregamos. Sabemos que nos próximos 4 anos, um quarto da população mundial vai ter acesso a, pelo menos, 1h do seu dia no Metaverso. A realidade é expansiva e estamos nela”, disse.

A Frente busca a promoção do empreendedorismo inovador em Caxias do Sul. Além do vereador Scalco/NOVO, integram a Frente os vereadores Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Maurício Marcon/PODEMOS, Ricardo Daneluz/PDT, Gladis Frizzo/MDB e Felipe Gremelmaier/MDB.

Para acompanhar o bate-papo na íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=vqJyzlqpuF8.

01/08/2022 - 18:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo