Voltar para a tela anterior.

Poda das videiras do Legislativo conta com a participação de agricultores

Iniciativa da Comissão da Agricultura, oportunizou a participação da comunidade


No último sábado (30/07), a Câmara Municipal de Caxias do Sul, por meio da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC), abriu as portas para uma aula prática de poda nas parreiras do parlamento. A iniciativa inédita neste formato, contou a presença do engenheiro agrônomo, Felipe Onzi e dos agricultores das comunidades de Menino Deus e São Valentim, ambas de Forqueta: Elio Cedanir Bampi, Santo Antônio Vetturazzi, Sérgio Luiz Onzi, Itamar Bianchi, Nadir Caberlon e Leonardo Klering. 

Do Legislativo estavam presentes os vereadores Gladis Frizzo/MDB (que preside a comissão) e Velocino Uez/PTB que colocaram a “mão na massa”, seja podando ou colocando fitas para a fixação dos galhos. O diretor geral, Ricardo Barezetti e o chefe de comunicação, Gabriel Lain também participaram, além de servidores que ajudaram a organizar a atividade.

Antes de iniciar a poda, a vereadora Gladis fez um agradecimento aos agricultores presentes na ação, reforçando a importância do trabalho deles para Caxias. A parlamentar também explicou que tradicionalmente a poda da Casa do Povo é feita pela Comissão da Agricultura e que este ano foi sugerido a experiência da comunidade participar. “Queríamos que as pessoas, em especial as que nunca tiveram essa vivência, percebam o quanto o trabalho de vocês é valoroso e necessário”, afirmou.

Em seguida o engenheiro agrônomo, Felipe Onzi, fez uma breve explicação sobre a necessidade da poda da videira. Ele também falou sobre todas as fases que são necessárias até o momento da safra, num clima temperado como o nosso. 

O projeto do prédio com parreiras foi concebido pelo arquiteto João Alberto Marchioro, que venceu um concurso público realizado em 1983, para escolha do anteprojeto de arquitetura do prédio da Câmara. O profissional planejou a estrutura, valorizando a uva, que é a fruta símbolo da cidade. O prédio foi inaugurado em 22 de novembro de 1996.

As cerca de 200 parreiras plantadas há 26 anos, servem como um quebra sol no verão, quando as folhas estão verdes e cheias de vida, deixando o ambiente mais ameno e com menos calor. Já, no inverno, quando as folhas caem, a parreira facilita a entrada de luz solar.

A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo é também composta pelos vereadores Lucas Caregnato/PT, Ricardo Daneluz/PDT e Sandro Fantinel/PATRIOTA.

Texto: Vanessa Falcão

01/08/2022 - 14:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo