Voltar para a tela anterior.

Sete mulheres abrem Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022

Elas reforçaram a necessidade de ações que levem veracidade para a população


O "Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação", que ocorre nesta sexta-feira (29/07), no Legislativo caxiense, contou com a participação de sete mulheres na abertura do evento.  A Presidenta da Câmara de Municipal de Caxias do Sul, vereadora Denise Pessôa/PT, a vice-prefeita, Paula Ioris, a juíza eleitoral, Taise Velasquez Lopes, a  Desembargadora Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caxias, Ana Carla Hendler Gava Furlan, a jornalista Vânia Marta Espeirorin, Presidenta da ARI Serra Gaúcha e a Advogada Eleitoralista, Francieli de Campos reforçaram a necessidade de combater a desinformação e promover ações que levem a veracidade para a sociedade.

Denise começou a sua manifestação celebrando a composição da mesa. Ela ressaltou a necessidade de mais figuras femininas em espaços de Poder e lembrou que ainda é um desafio para as mulheres estarem em cargos políticos. “Nós, enquanto agentes políticos, devemos debater não só os temas relacionados a cidade, mas também ligados a sociedade como um todo”, afirmou a legisladora, que também reforçou a necessidade de levantar o debate sobre a desinformação, principalmente em anos eleitorais. A Presidenta da Câmara ainda evidenciou a importância de figuras políticas defenderem a democracia e falar sobre os diversos temas que a cercam.

Já a vice-prefeita, Paula Ioris, pontuou que, com o aumento do acesso da população aos meios de comunicação e as novas tecnologias, o conceito de fake news se popularizou. Ela apresentou dados que mostram o crescimento tanto da criação de notícias falsas quando no compartilhamento destas. “Temos como dever, para se proteger contra as fake news, verificar sempre as informações recebidas e certificar-se da veracidade das notícias antes de compartilhar. Fica como regra: na dúvida, não compartilhe”, orientou Paula.

A juíza eleitoral Taise Velasquez Lopes reforçou a necessidade de combater a desinformação através do compartilhamento de notícias verdadeiras. “A mentira sempre acaba trazendo uma espécie de relevância e concretudes para as pessoas. Por isso, é importante trabalhar antes, não só a defesa das fake news, mas mostrando o que é verdadeiro”, declarou ela.

A Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caxias, Ana Carla Hendler Gava Furlan, fortaleceu a fala das demais mulheres. Acrescentou que o momento eleitoral é onde o debate sobre a desinformação deve ser evidenciado e relatou que toda informação passada de maneira errada gera consequências. “O voto é um ato democrático e, por isso, é importante que estejamos conscientes para que não desperdicemos essa oportunidade de eleger nossos representantes” declarou.

A jornalista da Câmara e Presidenta da Associação Rio-grandense de Impressa (ARI Serra Gaúcha), Vânia Marta Espeirorin atestou: “as informações falsas são um desserviço, um perigo, para a sociedade”. Ela determinou ainda que demais eventos com a pauta do combate a desinformação devem ser cada vez mais presentes na sociedade, para que esta possa se prevenir e saber como identificar uma notícia falsa.

Assim como Vânia, a advogada Francieli de Campos reforçou a necessidade de ações que levem informação à sociedade. “A advocacia sempre foi uma defensora da democracia e em um momento como este, muito simbólico para o nosso pais, é importante falar sobre esse tema, tanto na nossa família quanto com a população”, afirmou.

O Seminário continua durante o dia de hoje e é promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul em parceria com a Escola do Legislativo, o TRE/RS, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-Seccional Caxias do Sul, Escola Superior de Advocacia (ESA), Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE), ARI Serra Gaúcha, UCS, FSG, UNIFTEC e IDEAU. Todas as palestras contam com transmissão pela TV Câmara (Canal 16 da Net) e redes sociais (Facebook e YouTube) da Câmara de Vereadores.

 

Os próximos debates serão:

A atuação da Justiça Eleitoral no Combate à Desinformação
Painelista: Des. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak -  Desembargadora Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral.
Mediadora: Dra. Taise Velasquez Lopes - Juíza Eleitoral da 136ª Zona Eleitoral - Caxias do Sul.

A segurança do voto eletrônico
Painelista: Luis Fernando Schauren - Chefe da Seção de Orientação e Suporte em Tecnologia da Informação do TRE-RS
Mediador: Dr. João Pedro Cavalli Junior - Juiz eleitoral da 016ª Zona Eleitoral

Direito Eleitoral Digital
Painelista: Prof. Dr. Diogo Rais - Professor de Direito Eleitoral e Digital da Univesidade Mackenzi
Mediador: Dr. Sérgio Fusquine Gonçalves - Juiz Eleitoral da 169ª Zona Eleitoral

O papel da Advocacia no combate à desinformação
Painelista: Dr. Frederico Cattani - Comissão Especial de Pleitos Eleitoral da OAB Seccional Caxias do Sul
Mediador: Dr. João Pedro Cavalli Junior - Juiz eleitoral da 016ª Zona Eleitoral

29/07/2022 - 11:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo