Voltar para a tela anterior.

GALC ocupa a tribuna da Câmara em alusão ao Julho Verde

O Grupo de Apoio aos Laringectomizados Totais de Caxias do Sul e Região divulgou ações


Fazendo referência ao Julho Verde, mês dedicado à luta pela conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, o Grupo de Apoio aos Leringectomizaados Totais de Caxias do Sul e Região (GALC) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O espaço foi concedido durante o acordo de lideranças das bancadas partidárias da Casa, na sessão ordinária desta quarta-feira (27/07).

A presidente do conjunto, Aline Ferla, foi quem representou a entidade. Ela informou que, em 2022, a GALC realiza a 6º edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, com o slogan “autocuidado é sobre viver”. De acordo com ela, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e da atenção aos primeiros sintomas, que possibilitam o diagnóstico precoce, e ampliando as taxas de cura. Comunicou que a mobilização ocorre entre os dias 1º e 31 de julho e tem destaque em 27 de julho, Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

De acordo com Aline, em abril de 2022, foi sancionada a lei 14.328/2022, que instituiu o Julho Verde como o Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Informou que cerca de 40 mil novos casos de câncer são diagnosticados por ano, sendo eles doenças na região da boca e da garganta. Ressaltou que, mesmo após o tratamento, a enfermidade pode deixar sequelas graves. “A cada quatro novos casos, três chegam ao diagnostico com a doença em estado avançado. Isso resulta em óbitos de cerca de 50% da população afetada”, afirmou ela.

27/07/2022 - 12:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo