Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno lamenta grave situação da saúde

Parlamentar mostrou áudio no qual enfermeiro do HG aponta cenário caótico para crianças


O vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou na tribuna do Legislativo caxiense na manhã desta terça-feira (12/07) e voltou a demonstrar preocupação com a situação da saúde em Caxias do Sul. Segundo o parlamentar, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), o momento segue caótico. Ele exemplificou dizendo que nesta segunda-feira (11/07), 77 pessoas estavam nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade aguardando leitos em hospitais. Mas a gravidade vai além, atingindo filas de espera e crianças. 

"Soma-se a essa situação o fato de 40.602 pessoas estarem esperando consultas, 26.285 aguardando exames e 9.931 na fila por cirurgias eletivas. Não vejo culpa da Secretaria Municipal de Saúde, mas é preciso que o nosso prefeito assuma de uma vez por todas a liderança regional sobre essa tema, já que Caxias do Sul atende a toda a região da Serra, sem receber contrapartida", enfatizou Bueno.

Ele mencionou ainda um áudio de um enfermeiro do Hospital Geral, que narra a situação dramática, principalmente no atendimento da UTI Infantil. Diz um trecho: "A situação é crítica há dias e vem s
ó piorando com relação ao intensivismo pediátrico. Estamos com perfis de pacientes muitos graves na UTI, sem previsão de alta. Na emergência pediátrica, há quatro crianças entubadas, então virou uma UTI. Estamos adaptando todos os nossos recursos humanos..." 


Para Bueno, o áudio retrata algo desesperador, porque se tratam de crianças. E estão sendo feitas escolhas:

"É um cenário gravíssimo. Sem um grande movimento regional, sem debate público, a situação irá piorar."

12/07/2022 - 14:32
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo