Voltar para a tela anterior.

Aprovado Projeto de Decreto Legislativo que institui o “Prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora”

O Prêmio visa valorizar os trabalhadores em Educação das redes municipal, estadual e privada e educadores não formais.


Na sessão desta terça-feira (14/06) foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo proposto pelo vereador Lucas Caregnato (PT) que institui o “Prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora”. O Prêmio visa valorizar os trabalhadores em Educação das redes municipal, estadual e privada e educadores não formais, que promovam a formação cidadã, a emancipação e a inserção de estudantes no mundo social através de projetos ou pesquisas.

Darcy Ribeiro foi um célebre educador, sociólogo, indigenista e antropólogo brasileiro. Foi diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação - MEC, atuou na criação da Universidade de Brasília, foi Ministro da Educação e Ministro Chefe da Casa Civil. Em sua atuação como vice-governador no Rio de Janeiro, implantou os Centros Integrados de Educação Pública - CIEPS, escolas de tempo integral. Foi um dos criadores da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB (Lei 9394/96), após anos de debates. Darcy Ribeiro é considerado um expoente brasileiro comprometido com a Educação de qualidade.

“É fundamental valorizar e visibilizar essas narrativas os profissionais de educação, uma classe que constantemente é tão atacada, com baixo salários, falta de infraestrutura. As práticas pedagógicas que permeiam as rotinas escolares, se divulgadas e compartilhadas, possibilitam avanços no campo educacional e a melhora na qualidade da Educação”, ressalta o vereador Lucas.

Além de homenagem aos profissionais da Educação, um e-book será desenvolvido pela Casa do Povo com o objetivo de divulgar e socializar as ótimas experiências.

14/06/2022 - 13:03
Gabinete do vereador Lucas Caregnato/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo