Voltar para a tela anterior.

Câmara debate homenagem à Zaira Maria Rosa Ramos

Confeiteira foi presidente da ACMCS em 2018 e projeto terá votação final em outra sessão


A Câmara Municipal de Caxias do Sul discutiu, durante sessão desta terça-feira (07/06), uma homenagem à Zaira Maria Rosa Ramos. Zaira, que foi presidente da Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul em 2018, após nova discussão e aprovação do projeto, receberá o título de Cidadã Caxiense. Todas as vereadoras e vereadores, com exceção da Presidente Denise Pessôa, impedida pelo cargo, assinaram o requerimento.

Conforme o relator do projeto, vereador Velocino Uez/PTB, o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação é pela legalidade. “A matéria encontra previsão na Lei Orgânica Municipal, art. 62, inciso XIX, que dispõe ser de competência privativa da Câmara Municipal a concessão de Título de Cidadão Caxiense, mediante a propositura de Decreto Legislativo”, informou.

Zaira Maria Rosa Ramos nasceu em 22 de abril de 1960, com registro civil um ano depois, na cidade de Pato Branco, Estado do Paraná/PR. Aos cinco anos de idade, mudou-se com sua família para Praia Grande, em Santa Catarina, onde viveu toda a infância. Ainda jovem, chegou a Caxias do Sul e, por ter uma família bastante numerosa, desde muito cedo, sempre ajudou nas despesas de casa, estudando um turno e trabalhando no outro. Na década de 80, casou-se com Everson José Ramos e desta união tiveram os filhos Tiago e Rafael que, hoje, brindam e enchem a casa de seus avós com as noras Katiane e Rúbia e os netos Arthur e Vicente.

Confeiteira de profissão, até hoje trabalha com muito amor, dedicação e alegria. Faz questão de marcar a vida de seus clientes, especialmente em datas importantes. O trabalho voluntário também começou cedo. Zaira foi secretária da Associação de Moradores do Bairro Leon. Também fez parte da patronagem do CTG Sangue Crioulo, onde foi coordenadora de invernadas por seis anos. A vivência com as mães deu-se quando foi uma das fundadoras do Clube de Mães Anita Garibaldi da 25° Região Tradicionalista, sendo secretária, posteriormente, tesoureira.

Com espírito de liderança, atuou na Pastoral da Criança do bairro Bela Vista. Na coordenação de Ramos foi uma das líderes das comunidades Sagrado Coração de Jesus, Divino Espírito Santo e Vila Mari. Lá ministrou dezenas de cursos de alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos para as famílias carentes, em especial às gestantes, para quem também explicava a importância do pré-natal. No bairro Bela Vista, participou do Clube de Mães Unidas pelo Amor como secretária até a sua extinção. Em 1990, junto com algumas amigas, fundou o Clube de Mães Wanda Pontalti, no bairro Leon. Nesse espaço, tornou-se presidente e iniciou a participação do grupo na Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul (ACMCS), entidade que presidiu em 2018.

 

07/06/2022 - 10:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gabriel Lain - MTE 14.885

Ir para o topo