Voltar para a tela anterior.

Academia Caxiense de Letras recebe distinção do Parlamento

Em agradecimento à contribuição cultural e ao incentivo à leitura ao longo de 60 anos, a Mesa Diretora apresentou a homenagem à ACL, a qual foi concedida nesta sexta-feira (03/06)


Os integrantes da Academia Caxiense de Letras (ACL), vestidos com a tradicional estola (faixa), ingressaram no plenário do Parlamento caxiense e foram aplaudidos na noite desta sexta-feira (03/06), durante homenagem que o Legislativo concedeu à entidade pelos 60 anos de contribuição cultural e incentivo à escrita e à leitura. A proposta da honraria foi acolhida pela unanimidade dos vereadores e partiu da Mesa Diretora, constituída pelos parlamentares Denise Pessôa/PT (presidenta), Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice-presidente), Velocino Uez/PTB (2º vice-presidente), Zé Dambros/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário).

A presidenta Denise conduziu a solenidade e, em nome da Casa, a vereadora Tatiane Frizzo foi quem fez o pronunciamento. Ao lembrar de alguns personagens de livros que leu, Tatiane disse não ter dúvidas que as palavras, as poesias e os livros despertam nas pessoas sentimentos, reflexões e paixões.

“Uma pessoa é mais feliz quando tem em sua posse um livro. É importante salientar, entretanto, que ninguém nasce leitor. O interesse pela literatura se desenvolve. Ler é uma parceria entre aquilo que é escrito e o que é imaginado, ler estimula a criatividade e a inteligência. Por isso, parabenizo a Academia Caxiense de Letras por estar há 60 anos contribuindo para um mundo melhor. Vida longa à Academia Caxiense de Letras”, discursou a vereadora.

A presidente da ACL, Roberta Spader, narrou um histórico da instituição, listando os primeiros presidentes e o esforço dos integrantes para mantê-la viva. A academia começou com um grupo de amigos apreciadores da poesia e da literatura. Costumavam se reunir, frequentemente, na sala dos fundos da barbearia de João Spadari Adami (nome do atual arquivo municipal de Caxias do Sul), para ler e comentar as poesias e as crônicas que produziam.

Com a sucessão de encontros, houve a ideia de fundar a Academia Caxiense de Letras, sob o lema “Cultura, Facho Inextinguível”, em 1º de junho de 1962. O período marcava um tempo de efervescência artística e, desde então, a entidade prosseguiu atuando em prol da produção literária. Tem participado ativamente de antologias, de concursos, de certames literários promovidos por colégios, e da Feira do Livro local.

“Nesses 60 anos, nossa entidade se tornou uma senhora madura, com inúmeras histórias para contar. Cada um que pela Academia Caxiense de Letras transita deixa um pouco de si, construindo o poético e a cultura. Esse legado jamais se apagará em memória de seus fundadores e de Caxias do Sul, que merece todo o destaque literário estadual e nacional”, ressaltou Roberta.

A presidenta Denise Pessôa elogiou Roberta por recordar a trajetória da ACL, destacando, inclusive, a participação da primeira vereadora de Caxias do Sul, a professora Ester Troian Benvenutti, na fundação da entidade.

Durante a cerimônia desta sexta-feira, também se manifestou parabenizando a ACL o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech. Ao lembrar do tempo de seminário, Rech mencionou um padre que conheceu e dizia: “Nenhum dia sem uma linha", referindo-se a nenhum dia sem ler. Segundo o reitor, essa frase sempre lhe chamou a atenção. Diante da relevância da escrita e da leitura para a sociedade, o reitor saudou o trabalho da ACL e anunciou que a UCS continuará emprestando um espaço da Biblioteca Central para os acadêmicos se reunirem.  

“Observamos o valor das letras desde a tenra idade. A literatura cria uma nova cultura, uma nova civilização. Aquilo que está escrito fica indelével. Enquanto reitor e admirador das letras, endosso essa homenagem”, frisou Rech, mencionando o compromisso da universidade por meio do acervo de livros em suas bibliotecas e pela constante publicação de obras através da Editora da UCS (Educs).

Em sua manifestação, a presidenta da ACL aproveitou para agradecer ao reitor pela garantia de um lugar destinado às reuniões dos componentes da entidade. Também integraram a relação de autoridades presentes, durante a cerimônia de hoje (03/06), a vice-presidente da ACL, Domingas Colombo Giacomin, o deputado estadual Pepe Vargas/PT e a secretária municipal da Cultura, Alini Zilli, representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

03/06/2022 - 21:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo