Voltar para a tela anterior.

Câmara abre espaço para história do agrônomo José Zugno

Exposição que abre hoje (02/06) e se estende até 15 de junho trata da vida do agrônomo, ambientalista, professor e escritor


A exposição José Zugno - Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola retrata a vida do agrônomo que foi Cidadão Emérito de Caxias do Sul e ficará aberta ao público de 2 a 15 de junho, no Espaço Cultural Mário Crosa, no subsolo da Casa do Povo. A história do também ambientalista, professor e escritor José Zugno pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição.

A mostra conta com 12 painéis temáticos ilustrados por textos e imagens exclusivas pertencentes ao vasto acervo pessoal de José Zugno e coletadas ao longo de décadas.  A exposição é resultado de mais de 10 anos de resgate, organização e catalogação do acervo de José realizados por seu filho Ricardo Zugno. 

As iniciativas e as ações do agrônomo e naturalista, falecido desde 2008, deixaram um imenso legado para a cidade de Caxias do Sul, tanto no meio urbano como rural. Mais do que fomentar uma agricultura técnica, ele fomentou uma nova cultura de valorização da atividade do agricultor e do meio rural, destaca a mostra.

Na área rural, José Zugno foi pioneiro no desenvolvimento técnico que resultou no município líder no Estado na produção de hortifrutigranjeiros, entre outras culturas. Suas iniciativas foram um divisor de águas no aperfeiçoamento e na diversificação de culturas, como a uva, e na qualificação técnica dos agricultores para a produção de alimentos, impulsionando o desenvolvimento agrícola local.

O agrônomo foi responsável pela criação das feiras do agricultor, que permanecem ativas e multiplicadas, pelo incremento de ambientes como praças, parques e jardins e pela farta arborização urbana. O Horto Municipal de Caxias do Sul leva seu nome, em homenagem ao trabalho desenvolvido.

A mostra conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e apoio cultural das Empresas Randon S.A., Instituto Elisabetha Randon, Racon Consócios, Pátio da Estação. Também são parceiros do projeto Mebrafe Soluções em Refrigeração Industrial e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (Aeane).

02/06/2022 - 16:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo